terça-feira, 1 de maio de 2012

CPI irá a Gurgel convidá-lo a depor

Presidente e relator querem evitar constrangimento de aprovar convocação do procurador-geral, que resiste em ir ao Congresso

BRASÍLIA - Nem o senador goiano Demóstenes Torres (ex-DEM), nem o empresário ligado à construtora Delta, Fernando Cavendish – ou mesmo alguém que tenha figurado em grampos conversando com o bicheiro Carlinhos Cachoeira. O primeiro depoente da CPI, se depender da vontade dos parlamentares, será o procurador-geral da República, Roberto Gurgel. Por enquanto, a ideia é convidá-lo a testemunhar.

O convite tem data marcada: o presidente da CPI do Cachoeira, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), e o relator, deputado Odair Cunha (PT-MG), terão audiência com ele amanhã, às 10h, na sede do Ministério Público Federal.

A dupla pretende fazer o convite para que Gurgel explique posteriormente à CPI, entre outros assuntos, o motivo pelo qual demorou três anos para abrir uma investigação contra Demóstenes por envolvimento com Cachoeira no Supremo Tribunal Federal (STF). A decisão da dupla é um gesto político. Formalmente, para evitar constrangimentos, Vital quer evitar que a comissão vote requerimentos para convocar o chefe do Ministério Público.

No caso do convite, ele pode ser declinado. Já uma convocação para uma CPI não pode ser recusada. Na semana passada, durante a primeira reunião de trabalho da comissão, o senador Fernando Collor (PTB-AL) tentou colocar a convocação de Gurgel na pauta. Petistas demoveram-no da ideia de pedir a votação do requerimento.

– Vamos fazer um convite para ele esclarecer as razões para abrir o inquérito no STF – explicou o presidente da comissão.

Primeiros requerimentos devem ser votados amanhã

Também amanhã, às 14h30min, a CPI se reunirá para votar os primeiros requerimentos de convocação de autoridades e envolvidos.

Por trás do propósito de ouvir Gurgel há muito mais do que simplesmente a intenção de detalhar as operações Vegas e Monte Carlo, que expuseram as relações mantidas por Cachoeira com autoridades e empresários. Na hipótese de aceitar o convite, um desempenho ruim do procurador perante o Congresso poderia enfraquecê-lo a poucos meses do julgamento do mensalão do PT.

Após vazamento, senador faz cartilha

Após o vazamento do conteúdo sigiloso dos inquéritos das operações Vegas e Monte Carlo antes mesmo de chegarem à CPI, Vital do Rêgo (PMDB-PB) (foto), presidente da comissão, disse ontem que enviará aos membros da CPI uma cartilha com regras a respeito do manuseio de dados sigilosos.

Tucano pede que suspeito se afaste

O líder do PSDB no Senado, Alvaro Dias (PR), defendeu ontem que o deputado tucano Carlos Alberto Leréia (GO) (foto) se licencie do partido até que as investigações contra ele sejam concluídas. Leréia é suspeito de envolvimento com o bicheiro Carlinhos Cachoeira. Semana passada, o STF abriu inquérito para investigá-lo.

Cachoeira: preso ao menos até o dia 8

A previsão mais otimista para o bicheiro Carlinhos Cachoeira (foto) é de que o Superior Tribunal Justiça (STJ) julgue apenas em 8 de maio o pedido de liberdade feito por seus advogados. Coincidentemente, na mesma data o senador goiano Demóstenes Torres (ex-DEM) saberá se o Conselho de Ética vai abrir processo contra ele.

Comissão recebe processo amanhã

A CPI do Cachoeira receberá amanhã do Supremo Tribunal Federal os documentos que compõem o inquérito que investiga as relações do bicheiro Carlinhos Cachoeira com autoridades e empresários.

FONTE: ZERO HORA (RS)

Nenhum comentário: