domingo, 20 de maio de 2012

Daqui a 50 anos:: Eliane Cantanhêde

Sabe-se tudo de Getúlio Vargas, mas ele continua sendo um desafio, 82 anos depois de ter chegado ao poder e 58 após a sua morte.

Personagem político mais biografado da história brasileira, ele não para de ser objeto de lançamentos, num grau crescente e desafiante de sofisticação e de detalhes.

Para citar três: "Os tempos de Getúlio Vargas", de José Carlos Mello, editora Topbooks, "Getúlio", de Lira Neto, Companhia das Letras, e "A Esfinge dos Pampas", de Richard Bourne, Geração Editorial.

Isso remete à força simbólica da imagem da primeira mulher presidente com os antecessores pós-1985 para a instalação da Comissão da Verdade e o início da Lei de Acesso à Informação. Momento histórico.

Sarney foi o abre-alas inesperado e atrapalhou-se na economia, mas deixou a redemocratização fluir.

Collor foi uma perplexidade, um episódio que a história ainda não mastigou e digeriu. Boi de piranha?

Itamar e Fernando Henrique patrocinaram o Real e FHC quebrou monopólios e tabus. Mudou o país.

Lula fez uma revolução social e tornou-se quase um novo Getúlio na adoração popular.

Dilma mantém a dinâmica do processo, tentando ser a síntese de tudo isso, mas fazendo correções.

Toda essa história, de 27 anos, é ainda sentida mais por corações, bolsos e corporativismos do que pela razão, pela realidade e pelo todo.

Talvez só daqui a 50 anos, visto sob perspectiva e por quem está por nascer, esse círculo virtuoso e seus percalços possam ser avaliados, escritos e vistos como eles são. (Lira Neto nasceu em 1963, nove anos após a morte de Getúlio.)

Será a hora, então, de ajustar uma balança desequilibrada entre a percepção de hoje sobre FHC e Lula. O melhor livro aliás, não será sobre um ou outro, mas o que retratar a realidade: FHC, Lula e Dilma fazem parte de um mesmo processo e, portanto, são capítulos da mesma obra.

FONTE: FOLHA DE S. PAULO

Nenhum comentário: