quarta-feira, 16 de maio de 2012

Dilma enfrenta prefeitos e defende estados produtores de petróleo

Presidente, entre vaias e aplausos, diz que não aceita mudar regras já definidas

Luiza Damé, Gustavo Miranda

BRASÍLIA - Após 35 minutos ouvindo queixas e cobranças sobre mais encargos repassados às prefeituras, a presidente Dilma Rousseff enfrentou prefeitos ontem na abertura da Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. Ela recebeu uma vaia pontual porque eles não gostaram de sua resposta sobre a política para a distribuição dos royalties do petróleo no país. Antes, ela foi aplaudida ao prometer ajuda federal na compra de equipamentos para obras em pequenos municípios.

Do alto de uma popularidade que se aproxima de 80%, Dilma encerrou o discurso com o dedo em riste, passando uma descompostura pública nos prefeitos, que querem dividir os recursos já levantados no passado da exploração do petróleo de forma igual entre todos os estados e municípios, independentemente de serem produtores ou não.

- Petróleo, vocês não vão gostar do que eu vou dizer. Eu vou dizer uma coisa para vocês: não acreditem que vocês conseguirão resolver a distribuição de hoje para trás. Lutem pela distribuição de hoje para frente - afirmou ela, saindo do púlpito sem agradecer e seguindo firme na direção do presidente da Confederação Nacional dos Municípios, Paulo Ziulkoski.

FONTE: O GLOBO

Nenhum comentário: