quinta-feira, 17 de maio de 2012

Ex-presidentes destacam avanço democrático

Dilma faz referências a antecessores em seu discurso e os reúne em almoço no Alvorada; Collor recolhe autógrafos

Paulo Celso Pereira, Maria Lima

DIREITO À HISTÓRIA

BRASÍLIA - Quatro ex-presidentes se uniram para elogiar ontem a iniciativa do governo Dilma de instaurar a Comissão da Verdade para investigar abusos cometidos durante a ditadura militar. Na solenidade, a presidente retribuiu com deferências pessoais a cada um deles, e depois ainda ofereceu um almoço no Palácio da Alvorada. À mesma mesa estavam Dilma Rousseff, Luiz Inácio Lula da Silva, Fernando Henrique Cardoso, Fernando Collor e José Sarney.

Na saída da cerimônia no Palácio do Planalto, Fernando Henrique destacou o longo processo de amadurecimento da sociedade brasileira até a comissão.

- Isso não é uma questão política, é uma questão de cidadania, de democracia. Uma coisa é a justiça, outra coisa é a memória, e aqui se trata de ver a memória. Claro que a interpretação, cada um dará a que quiser, mas os fatos são os fatos. Essa comissão tem que revelar os fatos. Isso vai pouco a pouco. O país vai aceitando progressivamente que chegou o momento - afirmou FH, que destacou que não se trata de uma revisão da Lei de Anistia: - Temos que revelar tudo, e essa revelação não tem o objetivo de botar alguém na cadeia, tem como objetivo impedir que se repitam fatos como os que ocorreram. É uma análise, um aprofundamento histórico. A História sempre se revê, sempre se reavalia, mas os fatos têm que ser estabelecidos.

Com voz ainda fraca, Lula qualificou o discurso da presidente Dilma como "fabuloso" e comentou:

- Foi um passo estupendo que a sociedade brasileira deu na conquista da democracia. E é importante lembrar que foi a única comissão da verdade no mundo surgida de baixo para cima, foi uma coisa surgida do povo para o povo.

Simbolismo na descida conjunta da rampa

Apesar de o salão principal do Palácio não estar lotado, os cinco presidentes deram à cerimônia um simbolismo poucas vezes visto no Planalto. Primeiro, na descida conjunta pela rampa que dava acesso à celebração; em seguida, na imagem dos cinco lado a lado no palanque; e, por fim, no discurso da presidente, que citou o papel que cada um dos antecessores teve no processo de revisão dos crimes da ditadura e na consolidação da democracia. Dilma não se esqueceu nem mesmo de destacar os papéis de Tancredo Neves e Itamar Franco.

A presidente preparou tudo para que fosse uma grande festa. Primeiro, recebendo os convidados em seu gabinete para uma reunião prévia. E, depois, com um grande almoço para os ex-presidentes e ministros no Alvorada. Numa reunião descontraída, todos falaram de seu período de governo. Fernando Henrique era o mais animado e contrastava com o silêncio de Collor. Mas ao fim do almoço o hoje senador surpreendeu, pegando o cardápio impresso e pedindo o autógrafo de todos os ex-presidentes e da presidente Dilma.

FONTE: O GLOBO

Nenhum comentário: