quarta-feira, 16 de maio de 2012

Lá vem o Patto !:: Urbano Patto

Alerta aos navegantes.

Mal começaram as pré-campanhas eleitorais em Taubaté e percebe-se que o quadro tende à deteriorar-se cada vez mais. Diferentemente de outras cidades, que embora não sejam situações puras e imaculadas, muito ao contrário disso, em Taubaté o patamar das baixarias e dos métodos heterodoxos de fazer política, tem se situado num nível muito abaixo da civilidade.

Não há dia em que não apareça na mídia, nos blogs ou nas redes sociais denúncias e acusações dos mais diversos tipos, principalmente relativamente aos que se dizem os “melhores colocados nas pesquisas”. Nos bastidores, corredores e à boca pequena então, o que se ouve é impublicável.

O que mais surpreende é que quase nada se refere à propostas políticas ou de programas de governo. As conversas, as informações truncadas e os boatos, tratam de desvios de comportamentos pessoais, de atividades supostamente criminosas, de intrigas familiares, relatos que chegam a ser escatológicos, nojentos.

Não bastasse a vergonha que a cidade vem passando nos últimos anos pela incúria, despreparo e imoralidade da atual administração municipal, o cenário eleitoral está se contaminando da mesma forma, com a luta sem princípios que se desenvolve, embora os próceres das principais pré-campanhas fiquem posando de vestais.

Nunca é demais relembrar o ditado que diz que, numa briga na lama, até o vencedor sai sujo.

Caberá ao eleitor saber diferenciar cada um dos contendores e tentar filtrar nessa guerra de informações e contra-informações, o que é de fato relevante e verdadeiro, indo além das imagens forjadas pelo marketing, positivo ou negativo. Essa verdade não será enxergada nas promessas para o futuro, pois nisso todos deverão ser fluentes, mas já está revelada pelas posturas assumidas concreta e abertamente quando dos momentos críticos e por como tem se comportado politica, administrativa e eticamente em sua vida pública.

Urbano Patto é Arquiteto-Urbanista, Mestre em Gestão e Desenvolvimento Regional, Secretário do Partido Popular Socialista - PPS - de Taubaté e membro Conselho Fiscal do PPS do Estado de São Paulo. Comentários, sugestões e críticas para urbanopatto@hotmail.com

Nenhum comentário: