domingo, 13 de maio de 2012

OPINIÃO DO DIA – Joaquim Nabuco: escravidão

Sim, senhores, o Recife não pode estar ao mesmo tempo com o governo que quer cobrir com a bandeira de misericórdia da consciência nacional o túmulo dos escravos, como já lhes cobriu o berço, e contra o governo que está assim salvando a honra do país. É preciso que esta capital pense de uma forma ou de outra: como o Dr. José Mariano ou como Dr. Portela! Que ele forme um só todo. Tenha uma só palavra, constitua uma unidade orgânica, e que as pontes do Capibaribe não dividam este berço de tão grandes tradições em dois campos inimigos, um, em que flutua a bandeira de liberdade e outro feudo da escravidão.

A liberdade sem trabalho não pode salvar este país da bancarrota social da escravidão, nem tampouco merece o nome de liberdade: é a escravidão da miséria."

NABUCO, Joaquim ( Recife, 19/8/1849-Washington, 17/1/1910), foi um político, diplomata, historiador, jurista e jornalista brasileiro formado pela Faculdade de Direito do Recife. Foi um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras.,Discurso na campanha abolicionista em Recife, 1884

Nenhum comentário: