terça-feira, 8 de maio de 2012

Rendimento da poupança será conhecido no ato da aplicação

Juro da poupança pode mudar 1 vez por mês

Investidor saberá, ao depositar, rendimento dos 30 dias seguintes; taxa só pode mudar no aniversário da caderneta

Poupador que já tinha conta terá dinheiro separado em dois lotes, um pelas regras antigas e outro pelas novas

Sheila D’Amorim

BRASÍLIA - Para que os poupadores saibam quanto vão ganhar na caderneta quando as novas regras forem usadas, o governo definiu que o cliente será informado, na data do depósito, de qual será o rendimento creditado 30 dias depois.

A ideia, segundo o secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Babosa, é manter uma das características que fazem com que esse investimento seja popular: a facilidade de compreensão.

Pela regra em vigor até a semana passada, a caderneta assegurava ganho fixo de 0,5% ao mês (6,17% ao ano) mais a variação de TR (Taxa Referencial). Essa taxa se aproxima de zero quanto menor for o juro básico da economia estabelecido pelo Banco Central (a Selic).

Com a nova regra, se o BC reduzir os juros do patamar atual de 9% ao ano para 8,5% ao ano ou menos, a variação da TR é mantida, mas a remuneração fixa de 0,5% ao mês da caderneta passa a ser variável: 70% da Selic. E isso dificulta que poupadores saibam quanto vão ganhar.

A saída foi usar como base para o cálculo da rentabilidade o valor anual dos juros definido pelo BC a cada reunião do Copom (Comitê de Política Monetária do BC), que é a meta da Selic, e não a variação diária da taxa.

Data de aniversário

Para antecipar o ganho que terá 30 dias depois, o poupador deverá sempre considerar a Selic vigente no dia em que ele efetuou o depósito.

Assim, se a Selic estivesse hoje em 8,5% ao ano, o novo gatilho estaria acionado e uma pessoa que depositasse R$ 1.000 na sua conta de poupança saberia que iria receber, em 8 de junho, remuneração equivalente a 5,95% ao ano (70% de 8,5% ao ano) mais a TR do período.

Isso estaria assegurado mesmo que, no dia 30 deste mês, quando há reunião do Copom, o BC decidisse reduzir a Selic para 7% ao ano. Nesse caso, a nova taxa fixada pelo BC só seria considerada no cálculo do rendimento da poupança no próximo aniversário da caderneta.

Na internet

Segundo a Folha apurou, para evitar que os poupadores precisem fazer vários cálculos, o BC divulgará diariamente o rendimento da poupança no seu site.

Para quem já tinha uma poupança aberta antes de sexta passada, na prática, será como se sua aplicação fosse dividida em dois lotes.

Um deles, correspondente à parcela que já estava no banco até 3 de maio, tem rendimento fixo de 6,17% ao ano mais TR até o dia em que a conta for encerrada.

O outro só será corrigido dessa forma enquanto a Selic estiver acima de 8,5% ao ano. A partir daí, o ganho passa a variar de acordo com o nível da taxa básica de juros.

A menos que o poupador exija o contrário, no caso de saque parcial, o banco irá retirar a quantia sempre do lote com rendimento variável. Para o governo, isso garante que o cliente preserve a parcela que rende mais.

Fonte: Folha de S. Paulo

Nenhum comentário: