sábado, 30 de junho de 2012

Ativista em eleição de Fortaleza

O PT de Fortaleza deve oficializar neste sábado, durante sua convenção, a biofarmacêutica Maria da Penha Fernandes como candidata a vice na chapa encabeçada pelo ex-secretário municipal de Educação, Elmano de Freitas. Ela exerceu, durante a gestão da petista Luizianne Lins, o cargo de coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres. Atualmente, preside o Instituto Maria da Penha, que vem fazendo pelo Brasil campanhas de divulgação da lei que leva seu nome.

A vice da chapa de Elmano tinha sido oferecida ao PV e ao PR, mas os dois partidos declinaram do convite em favor de Maria da Penha, em nome de um apelo mais forte para tentar fazer a sucessão da prefeita Luizianne Lins (PT). A ativista integra uma coligação de partidos que tem PT, PV, PR, PTN, PTdoB, PSC e PRTB.

Os petistas enfrentam a oposição do governador do estado, Cid Gomes (PSB). Depois de uma parceria iniciada em 2004, quando Luizianne foi eleita prefeita pela primeira vez — à revelia da direção nacional —, PT e PSB sempre estiveram juntos, tanto nas eleições municipais quanto nas estaduais, garantindo a eleição e a reeleição de Cid Gomes.

Agora, ele e o irmão Ciro avaliaram que Elmano de Freitas é um candidato sem viabilidade eleitoral. O governador rompeu com a aliança e decidiu lançar o nome do deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Roberto Cláudio.

O movimento do governador também atraiu o PMDB cearense, do senador Eunício Oliveira. O parlamentar rompeu a aliança com o PT. A direção nacional do PMDB queria uma aproximação com o pré-candidato do PCdoB, senador Inácio Arruda, numa tentativa de beneficiar Gabriel Chalita em São Paulo. Os comunistas paulistas acabaram fechando com o PT de Fernando Haddad. (PTL)

FONTE: CORREIO BRAZILIENSE

Nenhum comentário: