sexta-feira, 22 de junho de 2012

Axel Grael será vice-prefeito de Rodrigo Neves em Niterói

Por: Soraya Batista

Candidatura do ambientalista foi anunciada durante reunião que contou com a presença do ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos, Moreira Franco

PT, PV e PMDB de Niterói oficializaram na quinta-feira o nome do ambientalista Axel Grael (PV) como vice na chapa encabeçada pelo pré-candidato a prefeito Rodrigo Neves (PT), durante encontro na sede municipal do PMDB, que contou com a presença do ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos, Moreira Franco.

Mais cedo Rodrigo e Axel haviam se encontrado com o governador Sérgio Cabral para discutir projetos de infraestrutura para Niterói. O governador reiterou apoio à chapa e prometeu presença na convenção do PT na cidade, em 27 de junho.

Durante o encontro, Rodrigo agradeceu ao PMDB pelo “desprendimento” ao abrir mão de indicar alguém do partido para ser o vice da chapa e apoiar o nome de Axel Grael.

“O que queria destacar é que esses partidos (PV e PMDB) têm uma completa convergência pelo compromisso com Niterói. Eu não tenho dúvida que com o Axel para vice a vitória se torna, sem dúvida alguma, uma realidade ainda mais concreta, não para o Rodrigo ou Axel, mas para o povo e a cidade de Niterói.”

Axel Grael disse ter ficado surpreso quando recebeu o convite de Rodrigo Neves, já que ele não esperava participar do processo político. Porém, após conversar com os companheiros do partido, viu a oportunidade de fazer com que a bandeira verde ocupe um lugar de destaque em Niterói.

“Estou muito orgulhoso com essa oportunidade e muito animado com essa perspectiva que a gente tem, e principalmente me sinto bastante preparado para cumprir essa responsabilidade de ajudar Niterói. Acho que finalmente a gente tem uma candidatura capaz de botar Niterói no século XXI.”

Moreira Franco lembrou que a aliança PT-PMDB não é uma experiência nova, já que nas últimas eleições para prefeito, o partido apoiou a candidatura de Rodrigo Neves. Ele também ressaltou que não foi desprendimento o que fez o partido apoiar o nome de Axel, e sim uma visão política.

“Vou citar o que orienta politicamente, o que resume tudo aquilo que nós queremos e sobretudo que nós sonhamos, que é a visão dessa candidatura. Chega de olhar para trás, chega de práticas que o tempo já as tornou carcomidas”, afirmou o ministro.

Rompimento - A indicação de Axel Grael consolidou o rompimento do PV com a base aliada do governo. O partido ocupa a secretaria de Meio Ambiente, mas entregará os cargos na próxima segunda-feira. Eurico Toledo, presidente do diretório Municipal do partido, disse que a decisão de rompimento foi devido à falta de debate com o governo.

“O tempo é agora. O PV hoje estabelece oficialmente a construção de um projeto, ele tenta buscar um relacionamento, um debate tão necessário que a cidade clama, que é a questão de trazer para o centro da discussão a pasta ambiental.

A aliança em torno de Rodrigo Neves já conta com nove partidos, incluindo o PT. Outras duas siglas também negociam para integrar o grupo: o PPL e o PTdoB, que atualmente é da base do governo municipal. O apoio deve ser oficializado no sábado, durante a convenção municipal das legendas.
Outro partido que pode integrar a aliança é o PR, que já decidiu não lançar mais a candidatura do deputado estadual Édino Fonseca (PR).

FONTE: O FLUMINENSE

Nenhum comentário: