terça-feira, 5 de junho de 2012

Daniel nega apoio do PSDB a Mendonça do DEM, em Recife

Pré-candidato tucano à PCR descarta qualquer tipo de acordo entre o DEM e o PSDB para a retirada do seu nome da disputa e apoio ao democrata no Recife

Débora Duque

O retorno dos rumores sobre a possibilidade de o PSDB desistir de lançar a candidatura do deputado estadual Daniel Coelho (PSDB) à Prefeitura do Recife para apoiar o deputado federal Mendonça Filho (DEM) causou um novo mal-estar na oposição. Buscando reafirmar seu ingresso na disputa, o prefeiturável tucano reagiu, mais uma vez, às especulações de que seria rifado pelo próprio partido e alfinetou o pré-candidato do DEM.

Na manhã de ontem, o blog de Josias de Souza, colunista da Folha de S. Paulo, publicou uma matéria na qual afirmava que o presidente nacional do PSDB, Sérgio Guerra, estaria articulando uma aliança com Mendonça. A negociação estaria sendo feita diretamente com o presidente nacional do DEM, José Agripino Maia, e serviria para garantir o apoio desta legenda aos candidatos tucanos em outras cidades do País. A dobradinha, segundo o blog, ainda teria como objetivo fazer frente à aproximação do senador Jarbas Vasconcelos (PMDB) com seu maior adversário político, o governador Eduardo Campos (PSB). Isso porque, nos bastidores, circula a informação de que o socialista poderia vir a dar um suporte “branco” à candidatura do deputado federal Raul Henry (PMDB), que, aliás, já rechaçou essa versão em outras ocasiões.

Bastante incomodado, Daniel Coelho voltou a afirmar que a informação sobre a retirada de sua candidatura era “falsa” e enfatizou que esse tipo de rumor só prejudica a candidatura de Mendonça Filho. “O comentário está sendo prejudicial a Mendonça porque é algo (o apoio) que não vai se confirmar e eles (o DEM) vão terminar apostando e se frustrando no final. O PSDB tem candidato e a aliança vai existir em outros municípios, onde o DEM tenha um candidato favorito, o que não é o caso do Recife”, disse.

À noite, em sua página no Facebook, o tucano ainda postou a seguinte mensagem, em tom de provocação: “Quando um processo de renovação está em curso, os conservadores são os primeiros a reagir”. Pela manhã, foi o próprio Sérgio Guerra quem assegurou, em entrevista à Rádio JC/CBN, a manutenção da candidatura própria do partido. Ele afirmou que o apoio ao DEM está sendo discutido em outras cidades, mas não no caso do Recife, onde, segundo ele, o PSDB é o partido mais “estruturado” da oposição. 

“Estamos com uma posição muito forte na área metropolitana e vamos completar isso com a candidatura no Recife. Não há menor dúvida sobre isso”, rechaçou, repetindo a reação que teve, no início de maio, quando surgiram os primeiros rumores sobre a possível aliança.

FONTE: JORNAL DO COMMERCIO (PE)

Nenhum comentário: