terça-feira, 5 de junho de 2012

Delta tenta evitar falência e se diz vítima de "bullying"

Pivô no caso Cachoeira, empreiteira pede recuperação judicial e afirma sofrer calote por causa de denúncias

A empreiteira Delta entrou na Justiça do Rio com um pedido de recuperação judicial. A medida é recurso usado por empresas em dificuldades para evitar a falência. Em nota, a Delta se diz vítima de "bullying empresarial" e afirma que "várias administrações públicas estão deixando de honrar os pagamentos de obras já executadas", em razão das notícias do envolvimento de seus executivos em "supostos atos ilícitos". Principal empreiteira do PAC, a Delta é alvo de denúncias de ligação entre diretores da construtora e o contraventor Cadinhos Cachoeira. Na sexta-feira passada, a holding J&F desistiu de comprar a empresa alegando "crise de confiança e credibilidade".

Delta vai à Justiça para evitar falência

Em pedido judicial para "recuperar fôlego financeiro", empreiteira diz ser vítima de "bullying empresarial" e que levou calote de governos

Alfredo Junqueira

RIO - A Delta Construções anunciou, no início da noite de ontem, que entrou com um pedido de recuperação judicial na Justiça do Rio de Janeiro. A medida é um recurso usado por empresas em dificuldades financeiras para evitar a falência. Em nota de sua assessoria de imprensa, a construtora diz ser vítima de "uma espécie de bullying empresarial".

Principal empreiteira do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a Delta é alvo de denúncias nos últimos três meses, desde que a Operação Monte Carlo, da Polícia Federal, revelou ligações entre diretores da construtora e o contraventor Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira.

Na sexta-feira, a holding J&F anunciou que havia desistido de comprar a empresa de Fernando Cavendish alegando "crise de confiança e credibilidade". A Delta é alvo da CPI do Cachoeira no Congresso Nacional, tem executivos investigados pela PF e pode ser considerada inidônea pela Controladoria-Geral da União (CGU) - o que a impediria de participar de novas licitações do poder público.

No texto distribuído na noite de ontem, a Delta afirma que "várias administrações públicas estão deixando de honrar os pagamentos de obras já executadas", em razão das notícias do envolvimento de seus executivos em "supostos atos ilícitos".

A empresa afirma que pediu a recuperação judicial mesmo sem ter dívidas trabalhistas, previdenciárias e tributárias. "Os ativos patrimoniais e a receber são muito superiores à dívida atual com fornecedores e bancos", afirma o texto da construtora. A nota ainda ressalta que a empresa é responsável, direta ou indiretamente, pelo sustento de cerca de 80 mil famílias.

"Fôlego". "A administração da Delta está informando à Justiça que todas as empresas do grupo são viáveis economicamente e possuem ativos relevantes e que estão aptas a efetuar as obras e serviços públicos e privados para os quais foram contratadas. Afirma ainda que pretende honrar suas dívidas de forma integral, mas que necessita do amparo judicial para recuperar seu fôlego financeiro", explica o texto da construtora.

Para cuidar de seu processo de recuperação judicial, a Delta contratou a consultoria internacional Alvarez & Marsal - que já autuou em processos semelhantes com a Varig e a Casa & Vídeo (rede de varejo com sede no Rio). "No cenário internacional, a consultoria trabalhou no caso do banco Lehman Brothers", explica o texto distribuído pela empreiteira.

Obras. A Delta foi a empresa que recebeu o maior volume de recursos do governo federal nos últimos três anos. Foram R$ 2,4 bilhões em obras e serviços nesse período. A construtora tem mais de 300 contratos com 23 Estados e o Distrito Federal. Além de construção civil, a empreiteira atua em coleta de lixo em cidades como Rio e Brasília, concessão de rodovias e construção de linhas de transmissão de energia.

No Rio de Janeiro, onde fica a sede da empresa, a Delta prosperou principalmente a partir da gestão do governador Sérgio Cabral Filho (PMDB). Cavendish e o peemedebista são amigos íntimos. Nas primeira semana de CPI, a divulgação de fotos dos dois e suas respectivas mulheres em festas e jantares na França e em Mônaco tornou o governador fluminense um dos potenciais alvos da comissão. Na semana passada, no entanto, os parlamentares rejeitaram a convocação de Cabral. Nos cinco anos e cinco meses de gestão do peemedebista, a Delta faturou R$ 1,5 bilhão.

FONTE: O ESTADO DE S. PAULO

Nenhum comentário: