terça-feira, 26 de junho de 2012

Em Natal, sem candidato a prefeito, PV deixa vereadores 'órfãos'

Anna Ruth Dantas

A quatro dias da convenção o Partido Verde de Natal vive uma crise interna e ainda não tem candidato a prefeito para o pleito de 2012. A desistência da prefeita Micarla de Sousa de ser candidata a reeleição e a saída do ex-deputado estadual Luiz Almir do páreo, o que estaria sendo um "plano B", deflagrou uma situação de incerteza no partido e coloca os pré-candidatos a vereador na posição de "órfãos", sem um candidato que possa fortalecer o palanque para a disputa.

O alto escalão da legenda ainda tentará fazer o ex-deputado estadual rever a posição de rejeitar o convite para disputar o Executivo da capital. A justificativa para colocar Luiz Almir na disputa pela Prefeitura seria apostar no "candidato novo", que ainda não foi testado pelas pesquisas registradas. Os dirigentes partidários voltarão a procurar o ex-deputado. Pretendem, com isso, buscar uma "acomodação" de exigências convencê-lo a ser candidato. Por enquanto, Luiz Almir admite apenas concorrer a uma vaga na Câmara Municipal.

Em outro movimento interno, os pré-candidatos a vereador do PV já defendem a tese de que o partido fique "neutro" no pleito da capital potiguar. A alternativa seria uma forma do partido buscar se coligar na proporcional com o PMDB e deixar cada um dos candidatos a vereador livre para apoiar qualquer um dos postulantes a majoritária.

A crise no PV foi deflagrada ontem, quando Luiz Almir anunciou que não seria mais candidato a prefeito e a gestora Micarla de Sousa divulgou não apenas a desistência de disputar a reeleição, mas também a saída das articulações para a disputa municipal. Em um pronunciamento de 20 minutos, a prefeita fez um balanço da gestão, confirmou que estava deixando a política e não fez qualquer referência a disputa municipal.

Mudança de comando

Com isso, o comando da sucessão municipal pelo PV passa a ser do presidente da Câmara Municipal e presidente municipal da legenda o vereador Edivan Martins. Hoje ele deverá se reunir o diretório municipal do partido para definir o destino da legenda.

No final da tarde de ontem, com a confirmação de Luiz Almir fora do páreo e Micarla saindo de cena, alguns setores do PV defenderam a candidatura a prefeito de Edivan Martins. "Não, serei candidato a vereador", descartou, de pronto o presidente da Câmara. Além de Edivan Martins, o PV tem outro vereador, Aquino Neto.

O vice-prefeito Paulinho Freire (PP) também chegou a ser cotado, mas negou e disse que irá para disputa de uma vaga na Câmara Municipal. Único deputado federal do PV pelo Rio Grande do Norte, o deputado federal Paulo Wagner defende a candidatura própria, mas admite que não sabe quem poderia ser. "Acho que o PV deve ter candidato próprio a prefeito", comentou. Questionado se aceitaria, ele disse que tem domicílio eleitoral na cidade de Parnamirim.

Ex-deputado Luiz Almir rejeita candidatura a prefeito

O radialista e ex-deputado estadual Luiz Almir descartou a possibilidade de ser candidato a prefeito de Natal nas eleições deste ano. O nome dele surgiu como provável candidato do Partido Verde (PV) à sucessão da prefeita Micarla de Sousa, após ela anunciar que não vai concorrer à reeleição. "Recebi o convite para concorrer à Prefeitura e tive o fim de semana todo para pensar nisso. Conversei bastante com minha família e com meus amigos e decidi que entre a razão e a vaidade, o melhor para mim seria ficar com a razão", disse ontem Luiz Almir.

O ex-deputado estadual disse ontem que deverá concorrer a uma das 28 cadeiras na Câmara Municipal de Natal. "O convite para brigar pela Prefeitura é muito honroso, mas não tenho condições financeiras para bancar essa luta. Além do mais, já fui candidato a prefeito de Natal em 2004 [pelo PSDB] e aprendi muita coisa sobre essa disputa, que sempre é injusta e agressiva. Diante disso, devo lançar meu nome para vereador".

O radialista, que era vereador de Natal antes de ser deputado estadual, disse ainda não saber quem o PV vai indicar para concorrer à Prefeitura. "O partido tem bons nomes para isso. O senador Paulo Davim, a meu ver, é um excelente candidato. Temos também o presidente da Câmara, Edivan Martins. Fora isso, o PV pode apoiar algum coligado, como é o caso do atual vice-prefeito Paulinho Freire, do PP [Partido Progressista]. Mas isso ainda será discutido internamente".

PMN desiste de aliança com PV e Osório será vice de Hermano

A adesão do PMN ao projeto do deputado estadual Hermano Morais (PMDB), candidato a prefeito de Natal, é apontado por integrantes do alto comando do PV como um dos principais fatores responsáveis pela desistência do ex-deputado Luiz Almir, que seria candidato a prefeito pelo PV. Segundo assessores próximos a prefeita de Natal Micarla de Sousa, na última sexta-feira, o deputado estadual Antonio Jácome, presidente estadual do PMN, reuniu-se com dirigentes do PV, inclusive a prefeita Micarla de Sousa, e fechou a chapa majoritária. A estratégia apontava o ex-deputado Luiz Almir para prefeito e o vice seria o ex-secretário municipal de Obras Públicas e Infraestrutura Sérgio Pinheiro (PTN).

Nessa articulação, estaria contemplada a chapa proporcional do PMN com o PTN e outras duas legendas pequenas. Assim, pela estratégia dos dirigentes partidários estaria "assegurada" a eleição do filho de Antonio Jácome, Jacó Jacozinho que será candidato a vereador. Dois dias depois de fechar a aliança com o PV, o deputado estadual Antonio Jácome deixou uma carta na residência da prefeita Micarla onde anunciou a mudança de planos, passando a apoiar Hermano Morais.

Na carta ele lamentou não poder retribuir os "gestos" que recebeu na gestão de Micarla e justificou que o PMN estava indo para o palanque de Hermano Morais devido o interesse de compor a proporcional com o PSC, do irmão dele, vereador Osório Jácome, que vai ser o vice do peemedebista. Ontem, a indicação de Osório para integrar a chapa com Hermano foi oficialmente confirmada.

FONTE: TRIBUNA DO NORTE (RN)

Nenhum comentário: