quinta-feira, 21 de junho de 2012

Em Niterói, Comte diz que ainda está no jogo e Felipe Peixoto nega ser vice. Jorge Roberto deve anunciar como será sucessão

Wellington Serrano

Ainda não foi dessa vez que o prefeito Jorge Roberto Silveira (PDT) definiu se tentará ou não a reeleição. Na quarta-feira, ele adiou mais uma vez o anúncio de sua possível candidatura. Segundo aliados políticos, o prefeito passou o dia de ontem se reunindo com lideranças políticas para costurar apoio tanto ao seu nome, quanto ao que ele indicar, caso não venha candidato. Um dos nomes cotados entre os aliados para suceder Jorge Roberto em caso da desistência do prefeito, o deputado estadual Comte Bittencourt (PPS), garantiu ontem que ainda está no jogo, referindo-se a uma possível candidatura.

“Sempre estive no jogo. O prefeito Jorge Roberto Silveira sempre foi um político muito forte e respeitado por todos. Então, o conjunto todo gira em torno do nome dele. Se ele sair do páreo, é natural que um partido queira mais espaço do que o outro, faz parte da conjuntura política. Nós temos que ter serenidade para deixar o processo fluir”, declarou Comte.

À noite, ainda segundo aliados, o prefeito teria se reunido com o deputado estadual pedetista Felipe Peixoto, que mais cedo havia declarado que não aceitaria ser candidato a vice. Enquanto pegam fogo as negociações em torno da sucessão em Niterói, o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, ainda sonha com uma chapa encabeçada pelo seu partido na cidade.

“Ainda não chegou nenhuma fumaça deste fogo todo. O comportamento de Jorge Roberto é como a famosa Avenida do Contorno. Ele vai contornando todo mundo”, brincou.

Especulações - Nos últimos dias, vários boatos circulavam pelos corredores da Prefeitura e da Câmara. Um deles dava conta de que a ex-secretária municipal de Acessibilidade, Tânia Rodrigues (PDT), seria uma alternativa como vice em uma chapa não encabeçada por Jorge Roberto ou Felipe Peixoto, para não deixar os pedetistas fora da chapa majoritária. Tânia, porém, negou ontem que tivesse sido sondada, afirmando que se lançará como vereadora.

Disputa - Para Comte Bittencourt, a corrida à prefeitura de Niterói de fato começará com a definição do candidato do governo.

“As duas principais candidaturas, tanto de Rodrigo Neves (PT) como a de Sérgio Zveiter (PSD), já foram colocadas desde o início do ano. O fato novo do processo sucessório agora é o candidato do governo, e seja ele quem for, vem muito competitivo. Neste momento se estabelecerá o tabuleiro da sucessão. Aí sim, o jogo vai começar”, declarou Comte.

Adiamento - O encontro com vereadores da base aliada que havia sido convocado pelo prefeito e estava marcado para quarta à noite foi adiado para esta quinta. Carlos Macedo (PRP), líder do governo na Câmara, confirmou que o adiamento ocorreu porque o prefeito ainda precisava conversar com outros aliados políticos.

“O prefeito disse que precisava ouvir algumas pessoas e finalizar conversas e, assim, poder estar preparado para anunciar hoje a sua decisão”.

FONTE: O FLUMINENSE

Nenhum comentário: