segunda-feira, 11 de junho de 2012

Em Porto Alegre, PP decide hoje entre Fortunati e Manuela

Depois de levantamento de ZH mostrar vantagem do prefeito, grupo que apoia candidata comunista pressiona indecisos

O "Dia D" do Partido Progressista (PP) na Capital – que hoje decide seu futuro nas eleições da maior cidade gaúcha – foi precedido por uma "operação de guerra" nos bastidores. Durante todo o fim de semana, a senadora Ana Amélia Lemos comandou pessoalmente a última investida na tentativa de convencer os partidários a apoiarem a deputada federal Manuela D"Ávila (PC do B) na briga pela prefeitura de Porto Alegre. A manobra desagradou aos adversários.

Na última sexta-feira, um levantamento publicado por ZH mostrou que o prefeito e candidato à reeleição José Fortunati (PDT) saiu em vantagem na batalha. Dos 101 membros do diretório municipal do PP, 44 declararam apoio ao pedetista e 20 a Manuela. Trinta e sete integrantes, porém, se disseram indecisos ou não se pronunciaram, abrindo a possibilidade de uma reviravolta.

A menos de 72 horas do pleito, Ana Amélia decidiu liderar a reação para reverter o placar, com foco nos indecisos. A estratégia do "tudo ou nada" começou na manhã de sábado, com reunião de duas horas na sede do partido.

A senadora conseguiu reunir cerca de 20 correligionários, a maioria com voto indefinido, para uma conversa. O resultado do encontro – que teria levado três aliados de Fortunati a mudarem de lado – foi festejado.

– Se todos que nos prometeram votos cumprirem a promessa, vai dar Manuela – comemorou o presidente estadual do PP, Celso Bernardi.

A pedido de Ana Amélia, os participantes do encontro também teriam se comprometido a procurar outros colegas, inclusive aqueles que estão do lado do PDT, para pressioná-los.
– Cada um saiu com a missão de convencer alguém. Não sabemos qual será o resultado, mas tenho certeza de que a disputa será equilibrada – disse Ana Amélia.

Convictos de que a mobilização será fracassada porque o voto é secreto, defensores de Fortunati criticaram a interferência da senadora. Para o vereador João Dib, a decisão já está tomada e não tem volta:

– Quem sabe o que é melhor para Porto Alegre é o diretório metropolitano, que apoia Fortunati. Acho lamentável que tudo isso esteja acontecendo.

FONTE: ZERO HORA (RS)

Nenhum comentário: