quinta-feira, 14 de junho de 2012

Em Recife, Henry (PMDB): festa e política na pré-campanha

Pré-candidato recebe aliados, dirigentes da cúpula do PMDB, o vice-presidente e até adversários para festejar aniversário

Débora Duque

Em meio ao clima de suspense na arena política do Recife e o risco de haver uma reformulação completa do cenário eleitoral, o deputado federal e pré-candidato à Prefeitura Raul Henry (PMDB) reúne, hoje à noite, aliados – e até adversários políticos – sob o pretexto de comemorar seu 48º aniversário. O peemedebista tem evitado tratar o evento como um ato de lançamento de sua candidatura – alegando, inclusive, que a festa está sendo organizada por “amigos” –, mas a atmosfera de campanha é inevitável. A começar pela extensa lista de convidados – em torno de mil pessoas – que inclui membros da cúpula nacional do PMDB e lideranças locais.

A expectativa é de que o vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB) prestigie o aliado, junto com o presidente nacional do partido, Valdir Raupp (PMDB-RO) e o líder do governo na Câmara Federal, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN). A presença da tropa peemedebista simboliza o empenho que o comando da legenda deverá despender para eleger Henry. Ao lado de Gabriel Chalita, em São Paulo, e Eduardo Paes, no Rio de Janeiro, sua candidatura encontra-se na lista tríplice de prioridades da sigla para as disputas nas capitais.

Padrinho político do anfitrião, o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB) não poderá comparecer porque será submetido, nesta tarde, a uma intervenção cirúrgica, em São Paulo. Foi o próprio senador, no entanto, quem orientou o “afilhado” a não cancelar o evento, que será realizado na Usina Dois Irmãos.

Como um dos principais entusiastas da reaproximação entre entre Jarbas e o governador Eduardo Campos (PSB), Raul contava com a presença do socialista, que também não poderá ir porque viajou para o Rio de Janeiro, onde vai participar da conferência Rio+20.

Na tentativa de afastar o clima eleitoral, não estão previstos discursos durante o evento. Até porque Raul Henry estendeu o convite a seus prováveis concorrentes, a exemplo do deputado federal Mendonça Filho (DEM), do deputado estadual Daniel Coelho (PSDB) e do ex-deputado Raul Jungmann (PPS). Até o prefeito João da Costa (PT) e seu ex-padrinho político, João Paulo (PT), integram a lista de convidados do peemedebistas. Entre os aliados de Raul, no entanto, a festa está sendo encarada como um ritual preparatório para a convenção peemedebista no Recife, marcada para o próximo dia 30.

FONTE: JORNAL DO COMMERCIO (PE)

Nenhum comentário: