sexta-feira, 22 de junho de 2012

Em São Luís, DEM apoia PT contra chapa tucana

Aliança foi autorizada pela cúpula nacional

Reynaldo Turollo Jr.

SÃO PAULO - O DEM oficializou o apoio ao pré-candidato do PT à Prefeitura de São Luís (MA), o vice-governador do Maranhão Washington Luiz de Oliveira.

Para selar a aliança, o DEM maranhense teve de submetê-la à aprovação da Executiva Nacional, pois uma resolução da sigla proíbe o DEM de se aliar ao PT e ao PSD em cidades com mais de 200 mil habitantes e repetidora de TV.

"No Maranhão, o DEM e o PT pertencem ao mesmo grupo político desde a eleição da governadora Roseana [Sarney, do PMDB]. Nunca tivemos afinidade nenhuma com o PSDB", disse o presidente do Diretório Municipal do DEM, Ricardo Guterres.

O PSDB terá como candidato à reeleição o atual prefeito João Castelo. Nas eleições para prefeito em 2008, o DEM teve candidato próprio no primeiro turno -o hoje deputado estadual Raimundo Cutrim (PSD)- e não apoiou nenhum nome no segundo, de acordo com Guterres.

No início desta semana, o presidente nacional do DEM, senador José Agripino Maia (RN), disse que, se a aliança se efetivasse, seria em apoio ao projeto de Roseana, e não ao do PT. A aliança entre os partidos foi selada anteontem. Segundo José Agripino, o caso de São Luís deverá ser a única "exceção" entre as capitais do país nas eleições.

FONTE: FOLHA DE S. PAULO

Nenhum comentário: