quarta-feira, 20 de junho de 2012

Juiz valida lista de eleitores da prévia do PT em Recife

Sentença não afeta anulação da primária do Recife pela Executiva Nacional. Raul Henry já admite reavaliar candidatura.

PT: juiz valida lista da prévia

PT x PT -  João da Costa comemora decisão apontando que não houve fraude na prévia na qual derrotou Rands. Mas PT mantém Humberto

Bruna Serra

Faltando menos de uma semana para o julgamento do recurso que o prefeito João da Costa impetrou junto ao Diretório Nacional do PT, na tentativa de reverter a pré-candidatura do senador Humberto Costa a prefeito do Recife, uma decisão interlocutória, concedida ontem pelo juiz da 3ª Vara Cível da Capital, Francisco Julião, veio para prolongar o pitoresco enredo vermelho.

No início da noite de ontem, o magistrado decidiu manter a decisão liminar concedida há exatamente um mês pelo colega Nilson Nery, considerando que a lista de 33 mil filiados aptos a votar, apresentada pela Executiva municipal para a prévia petista, estava correta.

Na prática, a decisão judicial não tem, necessariamente, influência política e o senador permanece como o pré-candidato do partido nas eleições de outubro. “O juiz não validou a prévia e nem muito menos essa decisão interfere nas instâncias partidárias. Nada mudou”, assegurou o advogado do senador, Eduardo Coelho.

O processo movido na véspera da prévia, que aconteceu no dia 20 de maio e na qual João da Costa derrotou o deputado Maurício Rands, voltou à tona porque o ex-presidente do PT Dilson Peixoto entrou nos autos como terceira parte interessada, pedindo a anulação do processo, sob o argumento de que a prévia já havia sido anulada pelo partido. O pedido, no entanto, também foi negado e a ação movida pelos oito presidentes de zonais ainda terá o seu mérito julgado. Dilson também pode recorrer da decisão num prazo de 10 dias.

O acontecimento, porém, constrange o Diretório nacional do PT, que após dois dias de auditoria apontou falhas na condução da prévia e barrou a candidatura de João da Costa. Também se coloca como mais um empecilho para a malfadada unidade partidária, já que Rands, o ex-deputado João Paulo e o próprio Humberto afirmaram que a vitória por 533 votos de João da Costa havia sido fruto de “fraude”. “Fico feliz que tenha ficado claro que não houve nenhuma fraude. Vamos agora aguardar o julgamento do recurso (ao Diretório). Mas ficou provado o que eu sempre disse, que ganhei nas urnas, pela vontade dos filiados”, comemorou o prefeito.

O Diretório nacional, contudo, não costuma ver com bons olhos filiados que buscam soluções para imbróglios partidários na justiça. Ontem, Francisco Rocha, Rochinha, dirigente histórico do partido, condenou o posicionamento do prefeito. “Se fosse ele também não aceitaria a situação política colocada e iria recorrer. Mas nas instâncias partidárias, nunca no Judiciário”, ponderou. A expectativa do dirigente é que 90% dos 84 membros do Diretório compareçam ao julgamento do recurso do prefeito.

FONTE: JORNAL DO COMMERCIO (PE)

Nenhum comentário: