domingo, 17 de junho de 2012

No ano do julgamento do mensalão, Duda reduz atuação em campanhas

Réu na ação penal, publicitário acertou até agora consultoria para apenas dois candidatos

Ele quer escrever um livro, compor músicas e fazer um filme no lugar das "encrencas" da corrida eleitoral

Diógenes Campanha

SÃO PAULO - Um dos 38 réus do mensalão, que começará a ser julgado pelo STF (Supremo Tribunal Federal) em 1º de agosto, o publicitário Duda Mendonça diminuirá neste ano sua participação em campanhas eleitorais.

O marqueteiro da primeira eleição vitoriosa de Lula à Presidência, dez anos atrás, promete fazer apenas consultorias em 2012, sem se dedicar em tempo integral aos candidatos.

Ele teria sido sondado para quatro trabalhos neste ano. Fechou, por enquanto, com Elmano de Freitas (PT), em Fortaleza, e Anivaldo Vale (PR), em Belém.

Duda fará um diagnóstico inicial e criará o tema musical e a estética das campanhas. No segundo semestre, deixará o que chama de "encrencas" do dia a dia da corrida eleitoral a cargo de outros profissionais.

Será sua atuação mais discreta desde 2006, quando não trabalhou para nenhum candidato após a revelação do mensalão -ele voltaria à cena eleitoral apenas em 2008.

Duda admitiu, em agosto de 2005, ter recebido R$ 10,5 milhões nas Bahamas como pagamento pela campanha petista de 2002.

O publicitário e sua sócia Zilmar Fernandes são réus pela suposta prática dos crimes de lavagem de dinheiro e evasão de divisas.

O advogado de Duda e Zilmar, Antônio Carlos de Almeida Castro, não vê relação entre o julgamento, que ocupará o período eleitoral, e a redução da agenda do cliente. "Não há nenhum abalo na credibilidade e na competência dele", afirma.

Duda também evita relacionar os episódios. Diz querer mais tempo para outros projetos: escrever um livro, compor e fazer um filme sobre o Pará.

FONTE: FOLHA DE S. PAULO

Nenhum comentário: