quarta-feira, 6 de junho de 2012

No Rio de Janeiro, término do prazo eleitoral provoca trocas em secretarias

Soraya Batista

São cinco mudanças no governo estadual e uma na prefeitura de Niterói. Sucessão na prefeitura niteroiense tira do Executivo três secretários estaduais e um municipal

O deputado estadual Felipe Peixoto (PDT) confirmou na última terça-feira, sua saída da secretaria estadual de Desenvolvimento Social, Abastecimento e Pesca. No início da noite, ele informou através do Twitter que atendia determinação da direção regional do partido. Na semana passada, o prefeito de Niterói, Jorge Roberto Silveira (PDT), havia pedido ao parlamentar e ao seu secretário de Governo, Comte Bittencourt, que não ficassem inelegíveis para as eleições de 2012, por conta de uma possível estratégia eleitoral. Isso incluía deixarem os cargos no Executivo dentro do prazo legal, que termina nesta quarta-feira.

Com a saída de Felipe Peixoto, quem deverá assumir a pasta interinamente será o chefe de gabinete Pedro Motta Lima Cascon. A exoneração de Peixoto deverá ser oficializada hoje. Ele não informou quando estará voltando para a Assembleia Legislativa, nem confirmou se entrará na disputa pela sucessão em Niterói.

“Decidi deixar a secretaria após um pedido do diretório regional do partido, devido a possibilidade de mudança no quadro político de Niterói. Saí para não me tornar inelegível. Foi como precaução”, disse.

“Deixei a secretaria para que o partido tenha mais tempo para tomar uma decisão (em relação à formação de chapas), estamos trabalhando com hipóteses, esperando o posicionamento do Jorge (Roberto), mas ele ainda não deu uma palavra definitiva”, completou o deputado, ao comentar os rumores de uma possível formação de chapa com a participação dele e de Comte, que também deixou o governo municipal ontem. Entretanto, descartou a possibilidade de vir como vice.

“Não tem chance de isso acontecer, de disputar como vice. Sou deputado estadual, fui secretário do governo, não existe essa disposição.

A saída do deputado estadual Comte Bittencourt da Secretaria Municipal de Governo deverá ser oficializada hoje. Entretanto, ele confirmou que estava deixando o cargo desde ontem. O deputado deve reassumir hoje mesmo a sua vaga na Alerj, onde é esperado para uma reunião da Comissão de Educação, da qual é membro. Em seu lugar na Prefeitura assume, interinamente, a subsecretária Dulce Galindo.

Exonerações – Em cumprimento ao calendário eleitoral, o governo do Estado oficializou ontem a exoneração de quatro secretários que irão concorrer nas eleições municipais de outubro.

Dois deles disputam por Niterói: o petista Rodrigo Neves(PT) e Sergio Zveiter (PSD). Christino Áureo (PSD) concorrerá em Macaé e Alexandre Cardoso (PSB) por Duque de Caxias.

O deputado estadual Rodrigo Neves deixou a Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos e nos próximos dias reassumirá a vaga na Alerj. Para ocupar o seu lugar foi nomeado o subsecretário de Integração dos Programas Sociais, Antonio Claret Campos Filho, segundo o Diário Oficial de ontem.

Sergio Zveiter deixou a Secretaria de Trabalho e Renda e retornará para a Câmara dos Deputados, onde sua vaga se encontra em aberto desde que o suplente Brizola Neto assumiu o Ministério do Trabalho. Para seu lugar na secretaria foi nomeado o diretor-geral de Administração e Finanças, Paulo Roberto Varejão Novaes.

O deputado estadual Christino Áureo deixou a Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária e o subsecretário da pasta, Alberto Messias Mofati, foi nomeado para ocupar o cargo.

O deputado federal Alexandre Cardoso foi exonerado da pasta de Ciência e Tecnologia e quem assumirá é o subsecretário Luiz Edmundo Horta Barbosa Costa Leite.

FONTE: O FLUMINENSE

Nenhum comentário: