segunda-feira, 4 de junho de 2012

PT não conta mais com Marta para eleger Haddad

Partido avalia que senadora só marcará presença durante horário eleitoral, para se beneficiar do tempo na televisão

Sérgio Roxo

SÃO PAULO. Depois da ausência na festa de lançamento da candidatura no sábado, o comando da campanha de Fernando Haddad à prefeitura de São Paulo já não conta com a senadora Marta Suplicy. A avaliação é que a ex-prefeita só deve marcar presença mesmo no horário eleitoral, porque é conveniente para ela se aproveitar da exposição na televisão junto aos eleitores.

A ideia é continuar convidando Marta formalmente para as atividades, mas sem gastar energia para convencê-la a participar, pois a conclusão é que o esforço será em vão. Os petistas entendem que dificilmente ela subirá ao palanque para ajudar a transferir a sua popularidade para Haddad, que até agora segue estacionado nas pesquisas de intenção de voto com apenas 3%.

Com medo de que a senadora cause ainda mais problema, a coordenação da campanha de Haddad não comentou ontem sua ausência na festa do partido. Até o final da tarde de ontem, ela não havia procurado o comando da candidatura para se justificar ou pedir desculpas pela ausência no evento de sábado. A assessoria de imprensa da senadora não foi localizada.

Apesar de ter perdido as duas últimas eleições para a prefeitura de São Paulo, em 2004 e 2008, a senadora teve 45% e 39% de votação no segundo turno das disputas, respectivamente. Em bairros da periferia da cidade, ela chegou a superar os adversários, José Serra, em 2004, e Gilberto Kassab, em 2008. É para impulsionar a candidatura de Haddad em regiões afastadas do centro que o PT contava com Marta.

A falta no encontro do partido no sábado foi o segundo constrangimento provocado pela senadora em 15 dias. No dia 21 de maio, quando o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu o título de cidadão paulistano na Câmara Municipal, Marta, ao discursar, disse que "não basta o novo nessa cidade". A campanha de Haddad tem o slogan "o homem novo para um tempo novo".

A ex-prefeita se mostra contrariada desde que aceitou, por pressão de Lula e da presidente Dilma Rousseff, desistir de disputar a prefeitura paulistana.

Convidada para participar do conselho político da campanha de Haddad, Marta jamais compareceu a uma reunião do grupo. Apesar da contrariedade escancarada da senadora até então, os petistas jamais imaginavam que deixaria de ir ao encontro de sábado. Ela deveria discursar e foi aguardada até o último momento. Com a ausência, Haddad mudou o discurso que havia preparado. O trecho em que se perguntava "o que significa ser apoiado por Marta Suplicy?" foi alterado para "o que significa ser apoiado por ausentes e presentes que participaram da administração da prefeita Marta Suplicy?".

Estrela da festa de sábado, Lula se irritou com a postura de Marta. Entre os petistas, o comentário é que a senadora deixou claro que não está mais preocupada com as suas relações partidárias e que faltou porque sabia que ganharia destaque nas notícias sobre o evento. Desde 2010, ela vem se isolando. Até ex-secretários importantes de sua gestão na prefeitura se afastaram. Há comentários de que pode deixar o PT.

FONTE: O GLOBO

Nenhum comentário: