sexta-feira, 27 de julho de 2012

Após romper com PT, Lacerda muda tom e critica governo federal

Candidato à reeleição, prefeito de BH tem citado em discursos falta de recursos para obras e para a saúde

Nos bastidores, fala-se que cobrança não é estratégica e que orientação era evitar nacionalização do pleito

Paulo Peixoto

BELO HORIZONTE - Após romper com o PT e alinhar-se ao PSDB na disputa eleitoral em Belo Horizonte, o prefeito e candidato à reeleição, Marcio Lacerda (PSB), já começa a pontuar seu discurso com críticas ao governo federal.

Embora a orientação na campanha do prefeito seja a de evitar a nacionalização do pleito, Lacerda e seu candidato a vice, Délio Malheiros (PV), fizeram cobranças ao Planalto nesta semana.

Em dias diferentes, ambos citaram a falta de recursos federais para obras na cidade que cabem à União - como o metrô e o anel rodoviário- e para a saúde.

"Estamos aguardando os primeiros repasses [...]. A bola neste momento está com o governo federal", disse Lacerda sobre a expansão do metrô de BH, que classificou como "problema de 30 anos".

Nos bastidores da campanha do prefeito, é dito que a cobrança não é estratégica ou deliberada. As críticas seriam respostas a perguntas específicas feitas por jornalistas.

Na última segunda-feira, um dia antes do ato em que cobrou recursos federais, Lacerda disse ser grato aos governos federal e estadual, sem citar a presidente Dilma Rousseff. Mencionou apenas o senador Aécio Neves e o governador Antonio Anastasia, ambos do PSDB.

Em 12 de junho, 18 dias antes de o PT romper a aliança com o PSB e o PSDB, Dilma foi a BH assinar convênios com Lacerda e Anastasia para algumas das obras agora criticadas pelo prefeito pela lentidão. Na ocasião, ela se referiu a Lacerda como "querido" e "um dos melhores prefeitos de capitais do país".

Prévia de 2014

A inflexão no discurso de Lacerda é mais uma amostra da nacionalização da eleição municipal na capital mineira, disputa em que o prefeito tem o ex-ministro e ex-prefeito de BH Patrus Ananias (PT) como adversário principal.

Outro fato é a saída da irmã de Aécio, Andréa Neves, do Servas (Serviço de Ação Social do Estado) para atuar na campanha de Lacerda.

O movimento vinculou ainda mais a disputa às ações do senador tucano, que já havia pressionado Lacerda a não ceder às vontades do PT, o que gerou o rompimento.

O nome de Andréa não aparecerá no organograma da equipe eleitoral de Lacerda. Mas a mulher que há dez anos exerce forte influência na política de comunicação do governo mineiro já atua na mobilização e na agenda.

FONTE: FOLHA DE S. PAULO

Nenhum comentário: