sábado, 21 de julho de 2012

Com 38%, prefeito de Porto Alegre lidera com oito pontos de vantagem

Felipe Bächtold

PORTO ALEGRE - O prefeito de Porto Alegre, José Fortunati (PDT), lidera a corrida eleitoral na capital do Rio Grande do Sul, de acordo com o Datafolha.

Se as eleições fossem hoje, aponta o instituto, Fortunati teria 38% dos votos, oito pontos percentuais à frente da segunda colocada, a deputada federal Manuela D"Ávila (PC do B). A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. Em terceiro lugar, está Adão Villaverde (PT), com 3%.

Fortunati se elegeu vice de José Fogaça (PMDB) em 2008 e assumiu o município dois anos depois, quando o peemedebista deixou o cargo para concorrer ao governo.

O prefeito costurou uma ampla aliança, com mais oito partidos, e terá vantagem de tempo no horário eleitoral no rádio e na TV.

Licenciada da Câmara dos Deputados, Manuela está em sua segunda tentativa de ser prefeita da capital gaúcha.

Após negociações que envolveram a direção nacional dos partidos, a comunista não conseguiu atrair para a chapa o PT, que decidiu lançar candidato próprio por pressão da militância local.

O quarto colocado na disputa no momento é o candidato do PSOL, Roberto Robaina, com 2% das intenções de voto. Brancos, nulos e indecisos somam 25%.

O Datafolha ouviu 829 eleitores de Porto Alegre entre quinta-feira e ontem. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral com o número RS-00040/2012.

FONTE: FOLHA DE S. PAULO

Nenhum comentário: