sábado, 14 de julho de 2012

Dilma imita Lula: 'País vive uma realidade nunca antes vista'

Ao batizar plataforma, presidente citou medidas do governo como redução de juros, proteção do dólar e corte nos impostos

Daiane Cardoso, Tiago Décimo

SÃO PAULO - SALVADOR - A nostalgia dominou a cerimônia de batismo da Plataforma P-59, em Maragogipe, no Recôncavo Baiano. A presidente Dilma Rousseff, ao lado da presidente da Petrobrás, Maria das Graças Foster, destacou que a "teimosia" do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva mostrou que o Brasil é capaz de construir uma plataforma como a que foi inaugurada ontem e, relembrando a expressão do seu antecessor, disse que o País vive uma realidade "nunca antes vista".

Dilma citou medidas do governo, como redução de juros, uma taxa de câmbio que impede que a indústria seja sucateada e apontou para a perspectiva de redução de impostos. "Os juros no País estão como nunca antes atingiram", declarou.

A presidente afirmou que a crise internacional será uma oportunidade para o Brasil crescer e produzir. "O Brasil está em outro caminho", disse. Em seu discurso, ela lembrou que o Brasil atualmente "reparte o bolo", enquanto os países europeus vivem uma realidade de desemprego, corte de salários e de benefícios dos trabalhadores.

"Hoje, em vários países do mundo, estão cortando o 13.º salário, como foi o caso da Espanha, e aumentando os impostos, mas o país vai de mal a pior - tem países europeus hoje com uma taxa de desemprego de 25%", ressaltou. "O nosso caminho não é caminho de tirar o direito de trabalhadores", emendou.

Para a presidente, o caminho do País é o de manter o desenvolvimento e garantir que as vantagens sejam distribuídas, com emprego de qualidade e capacitação dos trabalhadores. "O meu governo está atento a isso", ressaltou.

De acordo com Dilma, são três os pilares de trabalho da equipe econômica do governo para que as metas sejam atingidas: a queda das taxas de juros, a proteção do valor do dólar e os cortes nos impostos, ainda que pontuais. "Prosseguiremos nessa meta", disse Dilma, sobre a tributação. "Nós queremos, de forma sistemática, diminuir os custos no Brasil", afirmou.

FONTE: O ESTADO DE S. PAULO

Nenhum comentário: