segunda-feira, 16 de julho de 2012

Freixo conquista adesão de militantes petistas

Contrário a decisões de "cima para baixo", grupo reforça campanha do PSOL; Paes é multado por propaganda antecipada

Luiz Gustavo Schmitt

O candidato a prefeito do Rio pelo PSOL, Marcelo Freixo, ganhou ontem a adesão de militantes petistas durante caminhada na Avenida Atlântica, em Copacabana. Com bandeiras do PT, o grupo lançou a corrente Petistas com Freixo, descontentes com o processo da decisão do partido de apoiar Eduardo Paes (PMDB).

Segundo um dos militantes do PT e organizador do movimento, Tomaz Miranda, a ação é espontânea e de base. O apoio a Freixo reúne militantes de várias tendências petistas e independentes. A adesão do grupo engrossou a caminhada de ontem, que reuniu cerca de 200 participantes.

- O projeto de cidade que os petistas querem não é o do Eduardo Paes. Esse acordo que estão fazendo é por cargos e não para melhorar a cidade. O mesmo está acontecendo com relação ao PDT. Os brizolistas estão vindo para o meu lado - disse Freixo, durante a caminhada.

Os petistas distribuíram panfletos detalhando o movimento. Um blog foi criado para captar novas adesões: petistascomfreixo.blogspot.com.br. No manifesto, os petistas relatam que "acreditam que a política pode ser feita de forma diferente, com ética e com generosidade, com firmeza de princípios e com respeito à diversidade".

- Não houve um debate com os militantes. As decisões no PT vêm de cima para baixo, sem discutir com as bases - lamentou Miranda.

Aspásia se envolve em conflito no Jardim Botânico

O prefeito Eduardo Paes (PMDB), candidato à reeleição, e o ex-presidente Lula foram multados em R$ 5 mil pela Justiça Eleitoral, por propaganda antecipada.

A representação foi feita pelo PSDB, a pedido do candidato Otavio Leite, após a participação de Lula na inauguração do corredor de ônibus Transoeste, no dia 6 de junho. A via liga Santa Cruz à Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio

No evento, Lula disse que apoiaria Paes "com mais convicção" do que em 2008 e que "valeu a pena" pedir votos para ele na TV naquele ano. No processo, a defesa do ex-presidente nega as acusações e afirma que as mesmas têm base em reportagens descontextualizadas. O prefeito informou que já recorreu da decisão. Paes fez campanha ontem na feira de São Cristovão, acompanhado do senador Lindbergh Farias (PT-RJ).

Pela manhã, a candidata do PV, Aspásia Camargo, foi envolvida num conflito ao participar de movimento pela preservação do Jardim Botânico, contrário à permanência de residências na área do parque. Os moradores dessas casas, que também se manifestavam, quebraram galhardetes e bandeiras do grupo de verdes. Rodrigo Maia fez ontem caminhada em prol de área de lazer na Rua Dias da Cruz, no Méier.

FONTE: O GLOBO

Nenhum comentário: