sexta-feira, 27 de julho de 2012

Julgamento do mensalão vai marcar história do Brasil, diz presidente do PPS

Para Freire, chamar Delúbio de "herói do povo brasileiro" é um escárnio

Valéria de Oliveira

“Será um julgamento que vai marcar a história do Brasil; não adianta o Supremo dizer que vai ser um julgamento como outro qualquer”, disse o deputado Roberto Freire (SP), presidente nacional do PPS, sobre a apreciação do mensalão, que começa no próximo dia 2, no STF (Supremo Tribunal Federal). O julgamento do caso, diz ele, vai assinalar um período da sociedade e da república.

“O mensalão do Lula é o maior escândalo de corrupção da república brasileira e o julgamento terá ampla cobertura da imprensa brasileira; é uma grande estultice do PT acreditar que pode transformá-lo em secreto”, afirmou.

Chamamento

Para Freire, em qualquer tempo em que o mensalão fosse julgado - perto ou longe das eleições -, a repercussão seria grande. “Eu já venho gravando para candidatos do PPS a prefeito e aliados participações em que chamo a atenção para a necessidade de se acompanhar atentamente o julgamento”.

O acontecimento já seria histórico, avalia. “A eleição é algo mais, apenas”. O julgamento, analisa, não será mais importante por causa da eleição. Seria a qualquer tempo, por causa de sua proporção e importância.

Sobre a estratégia de Delúbio Soares - que foi tesoureiro da campanha do PT e continuava na tesouraria do partido na época do escândalo, no primeiro mandato de Lula e - de chamar a juventude do PT para defendê-lo, Freire declarou que o mensaleiro faz o papel dele.

“Absurdo é a juventude se prestar a esse papel e ainda chamá-lo de herói guerreiro do povo brasileiro”. Para Roberto Freire, “isso é um escárnio que atenta não contra Delúbio, que já não tem muito o que perder, mas contra a juventude, que tem um setor do PT capaz de homenagens desse tipo”.

Freire ironizou, afirmando que já existem brincadeiras dando conta de que o ídolo da esquerda petista agora não é mais Che Guevara, mas Delúbio, “que é o herói e guerreiro do povo brasileiro; veja a que ponto se chegou a desfaçatez e o escárnio”.

Apesar de o mensalão ser do Lula, lembra Freire, o ex-presidente não será julgado. “O fato de Roberto Jefferson e Marcos Valério falarem sobre o envolvimento dele só mostra o que a sociedade já sabe: que ele foi o maior beneficiário do esquema; mas Lula não está nos autos e não será julgado”.

FONTE: PORTA DO PPS

Nenhum comentário: