sexta-feira, 20 de julho de 2012

Niemeyer anuncia apoio à reeleição do prefeito do Rio

RIO - O arquiteto Oscar Niemeyer, 104, declarou ontem apoio à reeleição do prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB).Ele gravou vídeo a ser usado na campanha peemedebista.

Para justificar seu apoio, Niemeyer citou a conclusão de seu projeto do Sambódromo e a revitalização da zona portuária, área com diversos sítios arqueológicos.

"O Sambódromo é um projeto que eu comecei e o Paes terminou. Graças a ele, meu sonho finalmente foi realizado. [...] Paes tem a preocupação de recuperar não só a importância, mas a beleza do porto e sua parte antiga, que está sendo renovada", disse.

"[Paes] é um moço jovem, com entusiasmo. O caminho natural é continuar administrando o Rio", declarou.

O projeto de Niemeyer para o Sambódromo -agora concluído- previa duas arquibancadas de cada lado, espelhadas. Há 30 anos que o desenho do arquiteto seguia na gaveta. Paes também o convidou para desenhar a nova quadra da Mangueira.

Niemeyer é o principal intelectual a declarar voto para o peemedebista. O deputado Marcelo Freixo (PSOL), adversário de Paes, tem concentrado os apoios no meio.

Em 2008 Niemeyer apoiou Fernando Gabeira (PV) no segundo turno contra Paes, que venceu a eleição mais apertada da história da cidade. "Acho Gabeira tão mais coerente, tão mais sensível aos problemas dos brasileiros. Vai ganhar facilmente", disse Niemeyer na época. No primeiro turno ele havia apoiado Jandira Feghali (PC do B).

FONTE: FOLHA DE S. PAULO

Nenhum comentário: