quinta-feira, 12 de julho de 2012

PT montará estúdio para Lula fazer campanha

Objetivo é evitar desgaste com deslocamentos para gravações de apoio a aliados. São Paulo, Recife e BH são prioridades

Gustavo Uribe

SÃO PAULO . Com receio de ter o seu principal cabo eleitoral impedido de participar das campanhas municipais, sobretudo devido às sequelas do tratamento contra o câncer, o PT decidiu criar um estúdio para que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva marque presença nas propagandas eleitorais dos candidatos do partido. A estrutura, que incluirá câmera, iluminação e cromaqui (técnica de efeito visual), será instalada na sede do Instituto Lula, local onde o dirigente petista despacha, atualmente. O principal objetivo é evitar o desgaste físico de Lula no deslocamento a estúdios de produtoras.

Com uma irritação na garganta, o ex-presidente petista não compareceu, segunda-feira, ao 11º Congresso da Central Única dos Trabalhadores (CUT), o que acendeu um sinal vermelho na cúpula do partido. Um problema na perna esquerda, que está parcialmente sem mobilidade, levou Lula a tirar duas semanas de recuperação, período em que se prepara melhor para a disputa municipal.

Os detalhes finais sobre o aparato de vídeo e os custos do novo estúdio serão decididos na penúltima semana deste mês, quando o dirigente do partido voltará do descanso.

A direção do PT já recebeu, entre formais e informais, mais de cem pedidos de gravação com o ex-presidente petista. As solicitações foram feitas tanto por candidatos da sigla como de outras legendas coligadas ao PT. As gravações, que serão iniciadas em agosto, ficarão sob a responsabilidade do marqueteiro João Santana, que esteve à frente das campanhas da sigla para as sucessões presidenciais em 2006 e 2010.

Com a ajuda da direção do partido, o ex-presidente petista decidiu que sua participação será prioritária nas campanhas eleitorais de São Paulo, Belo Horizonte e Recife, disputas municipais que, na avaliação de lideranças da sigla, podem interferir no cenário eleitoral de 2014. Em março, quando esteve no Hospital Sírio-Libanês, o ex-presidente aceitou a convocação do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, que o visitava, para subir em seu palanque durante a campanha à reeleição.

- Nós vamos instalar um equipamento, um estúdio, no Instituto Lula para que o ex-presidente não tenha de se deslocar para a produtora quando quiser gravar uma mensagem. Nós vamos pensar tudo para a comodidade dele - explicou o candidato do PT à prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad.

Em caminhada ontem, na Zona Sul da capital paulista, o ex-ministro petista informou que estuda promover carreatas para possibilitar a participação do ex-presidente em sua campanha eleitoral. Ele disse acreditar que a presidente Dilma Rousseff contribuirá com a sua campanha eleitoral já no primeiro turno.

FONTE: O GLOBO

Nenhum comentário: