sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Educação pode formar atletas - Comte Bittencourt

Melhorar os resultados nas Olimpíadas pode estar ligado à prática da educação física na escola. Os países que tiveram resultado exitoso investem no esporte desde os primeiros anos da atividade educacional, oferecendo espaços e profissionais habilitados. Eles têm estruturas mínimas para que as aulas de Educação Física sejam dadas, não só para cumprir o seu papel na formação dos alunos, mas também para despertar valores na atividade esportiva. Conquistamos nas Olimpíadas de Londres 17 medalhas e o maior investimento do governo na história: cada vitória inflacionou em 54,3% e chegou a mais de R$ 123 milhões, mas não podemos negar o esforço e o mérito dos nossos atletas.

O Rio vai sediar a Copa em 2014 e as Olimpíadas em 2016, e as escolas da rede estadual não têm espaço apropriado nem material para a prática esportiva. Não há uma política continuada. As escolas, quando muito, possuem quadras, espaços limitadores de oferta de diferentes modalidades. Nossa política de esporte precisa integrar-se à educacional! É no colégio que a criança descobre sua habilidade e sua aptidão. Temos 1.358 escolas com apenas um tempo de aula de Educação Física por semana, que dura 50 minutos, e mais de 1 milhão de alunos. O último concurso do estado para esses professores foi no fim de 2011 e ofereceu apenas vagas no cadastro de reserva.

Milhões de jovens frequentam a Educação Básica. Quantos talentos surgiriam, se tivessem acesso, no ensino público, a infraestrutura e orientação sistemática?

Na Inglaterra, o terceiro país no quadro de medalhas, há projetos permanentes na educação de prática esportiva e um planejamento adequado para os atletas. Se não alterarmos esse cenário, o Brasil vai continuar investindo alguns bons bilhões de reais para um resultado de medalhas pífio e que poderia ser bem melhor.

Deputado estadual pelo PPS e presidente da Comissão de Educação da Alerj

FONTE: O DIA

Nenhum comentário: