segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Em BH, sem temer a força de Lula

Para Lacerda, Aécio, seu padrinho político, tem o mesmo poder de transferir votos que o ex-presidente, maior cabo eleitoral de Patrus

Isabella Souto

A influência do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no eleitorado de Belo Horizonte foi desdenhada ontem pelo prefeito e candidato à reeleição Marcio Lacerda (PSB). Ao ser questionado sobre a vinda do petista à capital para um evento promovido pelo seu principal adversário, Patrus Ananias (PT), o candidato rebateu que o senador Aécio Neves (PSDB) teria o mesmo poder de transferência de votos que Lula – segundo pesquisas de opinião – e lembrou que em 2010 o tucano foi um dos responsáveis pela vitória de Antonio Anastasia (PSDB) sobre Hélio Costa (PMDB), que tinha Patrus como candidato a vice e era apoiado pelo ex-presidente. E aproveitou para uma brincadeira: "No dia 31, não sei qual será a nossa agenda, mas vamos rezar para ter uma grande chuva para atrapalhar o evento deles." Patrus, no entanto, não gostou da fala do rival. Considerou um "desrespeito" ao ex-presidente Lula.

No fim de semana, um depoimento de Aécio Neves a favor de Marcio Lacerda começou a ser veiculado nas inserções de rádio e televisão. O comando da campanha ainda discute quando o senador vai aparecer no programa eleitoral e a sua participação efetiva nas ruas. Esse seria um dos assuntos de uma reunião marcada para a tarde de ontem. Por enquanto, já está agendada a participação de Aécio no sábado que vem pela manhã, quando será promovido um abraço e bandeiraço na Avenida do Contorno, com a ocupação de 40 pontos por militantes e simpatizantes da candidatura de Lacerda. O evento será no dia seguinte à vinda de Lula.

De acordo com uma fonte da campanha tucana, a princípio o senador Aécio Neves será usado como um "curinga": sua imagem será mais explorada apenas se houver uma queda do prefeito nas pesquisas e ascensão de Patrus Ananias. "Até agora, não precisamos transformar as eleições em um padrinho nacional versus um padrinho estadual. Basta continuar mostrando o que foi Patrus e o Marcio. Se houver uma alteração nas pesquisas, aí o Aécio entrará firme", contou.

Outra estratégia que vem sendo adotada é lembrar ao eleitor que o prefeito atuou no governo Lula como secretário-executivo de Ciro Gomes, então ministro da Integração Nacional. Em todos os programas o cargo está sendo incluído no currículo do candidato, o que já levou a uma reação de Patrus. Anteontem, o petista classificou de "marginal" a participação do seu adversário no governo em que ele comandou o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, responsável por boa parte dos programas sociais do Palácio do Planalto.

Café Durante pouco mais de uma hora, o prefeito Marcio Lacerda percorreu o estacionamento e alguns blocos do Conjunto IAPI, complexo habitacional do Bairro Lagoinha, onde vivem 5,4 mil pessoas distribuídas por 928 apartamentos e uma área de 75 mil metros quadrados. O local foi construído na década de 1940 por Juscelino Kubitschek e há exatos cinco anos foi tombado pelo patrimônio histórico e cultural municipal.

Em discurso aos moradores que acompanharam a visita, o prefeito lembrou o esforço da sua administração para atrair a parceria de empresários para a revitalização do conjunto e prometeu ainda mais melhorias, como a instalação de uma estação do BRT em frente ao local. "Nós viemos celebrar com os moradores a conquista de um sonho deles que vem de 30 anos. Foi um trabalho da prefeitura em atrair empresas que se mobilizaram e contribuíram", afirmou Marcio Lacerda. Ao lado do candidato a vice-prefeito, deputado estadual Délio Malheiros (PV), Lacerda visitou e tomou café com os mais antigos moradores do IAPI: o casal Zanoni, de 94 anos, e Teresinha, de 86, que vivem no local há 60 anos.

FONTE: ESTADO DE MINAS

Um comentário:

Unknown disse...

sou candidato a vereador em bh e luto a muitos anos em prol das pessoas mais carentes e do meio ambiente, e gostaria que você desse uma olhada no meu trabalho, e desse sua opinião:
http://ficopv.blogspot.com.br/
contato:
ficopv4322@hotmail.com