sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Em Recife, PSB vê bênção na crítica de Dirceu

Manoel Guimarães

As novas críticas de José Dirceu ao governador Eduardo Campos (PSB) foram tratadas com ironias no Palácio. Na quarta (29), em seu blog, o ex-ministro do PT acusou o socialista de estar se aproximando do PSDB, e classificou como “surpreendente” o discurso do PSB no Recife, defendendo o “choque de gestão”, o que para Dirceu seria uma estratégia “tucana” inventada pelo senador e presidenciável Aécio Neves (PSDB-MG). Um interlocutor do governador afirmou que, no atual momento, críticas de José Dirceu – réu no processo do mensalão – são “uma bênção” para Eduardo.

Na avaliação governista – compartilhada por Eduardo – Dirceu ainda não sentiu “cair a ficha” sobre sua atual condição. Após três anos como ministro da Casa Civil do governo Lula (2003-2010), o petista teve o mandato de deputado federal cassado, assim como seus direitos políticos, e será alvo de apreciação do Supremo Tribunal Federal (STF) nos próximos dias. Mesmo continuando muito influente no PT, para os socialistas, Dirceu “tratou o Recife como uma província”, ao apoiar a indicação de Humberto Costa (PT) como candidato na sucessão municipal do Recife.

Sobre a disputa eleitoral, a avaliação dos socialistas é que, na disputa do Recife, o PT vem cometendo uma série de “erros táticos”, a começar pela decisão de ingressar na Justiça Eleitoral pedindo a impugnação da candidatura de Geraldo Julio (PSB), em razão da suposta “propaganda casada” da campanha socialista com a propaganda institucional do governo Eduardo. A ação, por sinal, deve ser julgada hoje no TRE.

FONTE: JORNAL DO COMMERCIO (PE)

Nenhum comentário: