domingo, 19 de agosto de 2012

Na TV, Serra destacará obras e 'laços' com SP

Daniela lima

SÃO PAULO - Conhecido por 99% da população, com duas eleições presidenciais na bagagem, e o mais alto índice de rejeição registrado até agora entre os candidatos desta eleição, José Serra (PSDB) tentará reeditar sua biografia na memória dos paulistanos no seu primeiro programa eleitoral na TV, que vai ao ar na quarta.

No lugar da tradicional narrativa sobre os cargos já ocupados pelo tucano, a campanha desenhará a trajetória de Serra com base no legado de obras e projetos desenvolvidos por ele na cidade.

Alardeada em eleições anteriores, a gestão do tucano no Ministério da Saúde (1998-2002), por exemplo, ficará, desta vez, em segundo plano.

À frente dela, estarão investimentos promovidos por ele na capital como governador e prefeito. O programa também irá enaltecer uma "ligação emocional" de Serra com a capital --"a cidade em que eu nasci, em que vivem os meus filhos e os meus netos", como costuma dizer. Um trecho vai fazer uma espécie de "ode" a São Paulo.

Rejeição. O programa foi construído pelo marqueteiro Luiz Gonzalez para iniciar a batalha contra a rejeição ao tucano.

Nas últimas pesquisas de intenção de voto, Serra é o nome mais citado pelos eleitores quando questionados sobre o candidato em quem não votariam de jeito nenhum: tem 37% das menções.

O índice é a principal preocupação da campanha. Desde 1992 (a primeira eleição municipal com segundo turno), não há registro de candidato vitorioso em São Paulo que tenha iniciado o horário eleitoral com rejeição tão alta. Em 2008, o prefeito Gilberto Kassab (PSD) tinha 31%.
Os tucanos atribuem a rejeição a Serra a dois fatores: o abandono do cargo de prefeito em 2005 --para disputar o governo do Estado-- e a baixa avaliação de Kassab, que era vice de Serra e herdou a prefeitura após sua saída.

Para amenizar a mágoa pelo abandono do cargo, Serra dará destaque a obras que fez como governador e que têm impacto na capital --o Rodoanel e a ampliação da marginal. Dirá que fez pela cidade mais que seus antecessores.

Serra será o único a falar no programa. Os aliados Kassab e o governador Geraldo Alckmin (PSDB) aparecerão apenas em imagens, vinculadas a obras do candidato.

Haddad. O petista Fernando Haddad, por sua vez, estreará com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Conforme publicado ontem pela Folha, Lula vai mostrar que suas apostas políticas dão certo, como ocorreu com a eleição de Dilma Rousseff em 2010.

Já Serra usará parte de seu tempo para explicar por que está se candidatando novamente --concorre a prefeito pela quarta vez-- e dirá que pretende "se realizar" como gestor de São Paulo.

Isso deverá servir como uma vacina contra as especulações sobre outra possível saída da prefeitura para disputar a Presidência da República, em 2014.

Tido como trunfo da campanha, o jingle "Eu Quero Serra Já", versão do hit sertanejo "Eu Quero Tchu, Eu Quero Tchá", ganhou um clipe.

O programa foi todo gravado em full HD, com a resolução máxima existente na praça. Em 2010, o marqueteiro usou equipamentos de gravação menos sofisticados.

FONTE: FOLHA DE S. PAULO

Nenhum comentário: