quinta-feira, 23 de agosto de 2012

No Rio, Paes se antecipa a ataques e fala de saúde

Prefeito estreia na TV abordando tema crítico; Freixo exibe Chico Buarque, e Maia promete baratear ônibus

Cristina Tardáguila

O prefeito do Rio e candidato à reeleição pelo PMDB, Eduardo Paes, escolheu a saúde como tema de abertura de seu primeiro horário eleitoral, que foi ao ar na tarde de ontem. O foco foi o programa Cegonha Carioca, que atende a gestantes na rede municipal, e revelou o interesse do peemedebista em conquistar o voto feminino de baixa renda. A cena mais chamativa ficou por conta do parto do pequeno Miguel, que ocupou meio minuto do total de 16. Ciente de que a saúde é o ponto mais crítico da cidade - segundo apontam pesquisas com eleitores -, o prefeito fez duas promessas: contratar dois mil médicos e construir 70 clínicas da família num possível segundo mandato. Especialistas explicam que, ao levar a saúde para a estreia na TV, Paes adota a chamada "estratégia da vacina". Defende-se antes de que o ataquem.

- É uma resposta pró-ativa que lembra muito a de Lula na campanha de 2002 - diz o pesquisador Felipe Borba, do Instituto de Estudos Sociais e Políticos (Iesp). - Antes de ser criticado por seu baixo grau de instrução, Lula abriu mostrando a complexidade do currículo dos outros e se colocou como o nome do povo.

- Paes fez o papel dele. Tentou reverter os pontos fracos, mostrando as realizações. Dirige-se ao eleitorado feminino e, sobretudo, de baixa renda - destaca Ricardo Ismael, professor do departamento de sociologia e política da PUC-Rio.

No programa da noite, Paes relembrou a conquista dos Jogos Olímpicos de 2016 e ainda falou da Transcarioca e do Parque de Madureira.

Todos os demais candidatos usaram o primeiro programa para apresentar família e currículo. Marcelo Freixo, do PSOL, colocou-se como o presidente da CPI das milícias e encerrou sua inserção com um depoimento de Chico Buarque:

- Há muito tempo não me empolgava tanto com uma eleição no Rio de Janeiro - disse o cantor. - Freixo é um sonho. Um sonho possível.

Rodrigo Maia, que concorre pelo DEM, foi o único a falar de mensalão. Lembrou que, como líder da oposição, à frente do DEM em Brasília, conseguiu emplacar a CPI que gerou o julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF). No programa da noite, Maia prometeu reduzir as tarifas de ônibus e cortar a taxa de luz.

Otavio Leite, do PSDB, contou com o apoio dos tucanos mais famosos do país. Pediram voto para ele na TV o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o senador Aécio Neves e o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin.

Mesmo sem contar com o apoio de Marina Silva, que saiu do PV no ano passado, e com o empenho de Fernando Gabeira, Aspásia Camargo fez menção aos dois em seu minuto de exposição. No programa da noite, lembrou atuação na Agenda 21 e na CPI da Saúde.

FONTE: O GLOBO

Nenhum comentário: