domingo, 5 de agosto de 2012

Paes e Freixo disputam apoio de artistas e intelectuais no Rio

Líder nas pesquisas, prefeito tem cabos eleitorais como Niemeyer e Ferreira Gullar; socialista é apoiado por Chico Buarque e Caetano

Italo Nogueira

RIO - Distantes nas intenções de voto para a Prefeitura do Rio, Eduardo Paes (PMDB) e Marcelo Freixo (PSOL) travam disputa acirrada pela liderança no apoio de artistas.

Neste primeiro mês de campanha, o comitê de ambos comemoram e se apressam em divulgar cada declaração e foto de apoio pop. Freixo largou na frente, com artistas participando do lançamento de sua candidatura. Paes recupera terreno.

As estratégias para uso da imagem dos artistas são distintas. Enquanto Paes busca consolidar a imagem da cidade como polo de produção cultural, beneficiado pelo do que chama de "bom momento do Rio", Freixo usa os apoiadores para reforçar o que classifica como "aliança com a sociedade civil".

"Apoio de artista agrega credibilidade e respeito ao candidato. Não é decisivo no processo de definição de voto, mas faz parte da construção da imagem do candidato", diz o cientista político Marcus Figueiredo.

Em segundo lugar nas intenções de voto com 10%, segundo o Datafolha, Freixo largou na frente com o apoio do elenco e do diretor de "Tropa de Elite 2", José Padilha. O deputado inspirou a criação de Diogo Fraga, personagem do filme.

O ator Wagner Moura, que interpreta o coronel Nascimento no filme, organiza encontros com artistas em sua casa para Freixo se apresentar. Ele obteve apoio de Caetano Veloso, Ivan Lins e Chico Buarque, que pegou até panfleto para distribuir.

Líder na pesquisa do Datafolha com 54%, Paes recuperou terreno. Iniciou a campanha com nomes populares, como Dudu Nobre e Alcione.

A estratégia, iniciada há duas semanas, é divulgar aos poucos novas adesões. Entraram na lista o arquiteto Oscar Niemeyer, o ator Marco Nanini e o cineasta Cacá Diegues. O último, anunciado ontem, foi o poeta Ferreira Gullar.

"A cultura é uma das características mais fortes do Rio. Quanto maior a diversidade artística, mais integrada é a cidade", disse Paes.

"Para mim é importante ter a mobilização das pessoas que apostam num projeto de cidade. Eles são importantes, assim como os jovens e os servidores", disse Freixo.

FONTE: FOLHA DE S. PAULO

Nenhum comentário: