terça-feira, 14 de agosto de 2012

Petistas falam em "desespero"

Parlamentares do PT saem em defesa de Lula e avaliam que as acusações de Roberto Jefferson são uma tentativa de politizar ainda mais o julgamento do mensalão

Leandro Kleber

Petistas defenderam o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e criticaram a acusação do advogado do ex-deputado Roberto Jefferson (PTB) no Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Francisco Barbosa, de que Lula "ordenou" o mensalão e sabia de todo o suposto esquema de pagamento de mesada no Congresso em troca de apoio político. A avaliação é de que a defesa do presidente do PTB está tentando criar um factoide diante do julgamento no STF sobre algo que nunca existiu. Parlamentas do PT negam a existência do mensalão, ressaltam que Jefferson já teve o mandato cassado na Câmara e atribuem os pagamentos feitos a parlamentares, no começo do governo Lula, a caixa dois de campanha eleitoral.

"É uma defesa desqualificada. É mais desespero porque ele percebeu que não tinha provas. Aliás, até hoje, o próprio Roberto Jefferson havia colocado que o Lula não tinha nada a ver com a história", afirma o líder do PT na Câmara, deputado Jilmar Tatto. Segundo ele, o objetivo da defesa é levantar quem já está morto politicamente. "É mais uma trairagem do Jefferson, que, com medo de perder o partido, começou a atacar todo mundo", diz Tatto.

Caixa dois

O presidente do PT no Distrito Federal, deputado Roberto Policarpo, classificou as denúncias feitas pela defesa de Jefferson como factoides. "Se existe alguma coisa, quem tem de ser condenado é ele. Ele foi cassado na Câmara e, sabendo que vai ser condenado no Supremo, fica querendo criar factoide. Tanto é que ele acusa o tempo todo sem provar nada", afirma. Para o deputado, o que existiu no começo do primeiro mandato do ex-presidente Lula foram pagamentos de dinheiro não contabilizados de campanha política, prática mais conhecida como caixa dois.

A opinião é compartilhada pelo senador Wellington Dias (PT-PI). De acordo com o parlamentar, há uma clara tentativa de se politizar o processo e aproveitar o período eleitoral. "Todas as declarações dadas pelo Roberto Jefferson isentavam o presidente Lula desde o início. Daqui para frente, não é de se estranhar mais nada", diz. Dias avalia que a acusação é feita sem prova alguma, e que Lula foi eleito presidente do Brasil e trabalhou pelos interesses do país com o apoio dos parlamentares do Congresso, eleitos democraticamente. "Lamentavelmente, alguém que conhece a lei sabe como isso (denúncia feita no plenário do STF) tem efeitos pirotécnicos", critica.

FONTE: CORREIO BRAZILIENSE

Nenhum comentário: