terça-feira, 14 de agosto de 2012

Professores são barrados no IFCS

Renato Onofre

Greve na universidade

Um piquete de estudantes na porta do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS), no Largo de São Francisco, no Centro, impediu ontem o acesso de professores e alunos do Instituto de História (IH) que queriam romper a greve e retomar as aulas.

Os docentes do IH acusam os manifestantes de partidarização da greve. Do outro lado, a associação dos docentes da universidade (Adufrj) rebate, dizendo que eles advogam para o governo. Um dos organizadores do ato, o estudante de Filosofia Julio Anselmo, é candidato a vereador no Rio pelo PSTU. Também estiveram presentes no ato candidatos do PSOL.

- Querem impor a política do cadeado. É um absurdo não termos o direito nem de acessar a instituição onde trabalho. Só tinha visto isso aqui na ditadura - reclamou o professor Francisco Teixeira, titular da cadeira de História Moderna e Contemporânea.

Anselmo minimizou:

- Esses professores não acataram a decisão da assembleia geral que votou pela permanência da greve, na sexta-feira e, numa reunião secreta, decidiram voltar a trabalhar.

Hoje, o grupo tentará mais uma vez furar o movimento grevista. Até o fechamento desta edição, os grevistas ainda discutiam se iam continuar ocupando o prédio.

A ministra do Planejamento Miriam Belchior prometeu para esta semana uma resposta final sobre o reajuste dos servidores federais. Além dos professores, mais de 30 categorias estão de greve no país.

FONTE: O GLOBO

Nenhum comentário: