domingo, 12 de agosto de 2012

Protesto de grevistas provoca engarrafamentos na Via Dutra e na Niterói-Manilha

Sindicatos prometem manifestações maiores nesta semana

Paulo Roberto Araújo

A greve dos servidores públicos voltou a afetar a vida dos motoristas cariocas. Manifestações da Polícia Rodoviária Federal (PRF) prejudicaram o trânsito em duas das principais vias de acesso ao Rio na manhã do sábado. Uma das pistas da rodovia Niterói-Manilha foi interditada, na altura do km 308, em São Gonçalo, com cones e placas sinalizando a operação-padrão. O engarrafamento chegou a quatro quilômetros pela manhã. Outra operação padrão da PRF no Km 174 da Via Dutra provocou um engarrafamento de três quilômetros na pista sentido Rio de Janeiro.

Os sindicatos das principais categorias em greve prometeram radicalizar o movimento esta semana, considerada decisiva pelos servidores já que o governo tem até o dia 31 de agosto para enviar a proposta orçamentária ao Congresso Nacional. A paralisação atinge setores-chaves da economia e já prejudica a importação de produtos importantes, como insumos para a fabricação de medicamentos e kits para exames laboratoriais.

Só a paralisação dos funcionários do Ministério da Agricultura, que começou segunda-feira, pode ter um impacto de US$ 10 bilhões por mês sobre as exportações, segundo estimativas da Associação de Comércio Exterior (AEB).

Apesar de diferentes interlocutores da presidente Dilma Rousseff já terem afirmado que o governo não cederá aos pedidos dos grevistas, os sindicatos prometem manifestações ainda maiores esta semana. Nas contas dos sindicatos, hoje há 350 mil servidores parados, mas o governo calcula que esse número não ultrapasse 80 mil.

FONTE: O GLOBO

Nenhum comentário: