sexta-feira, 10 de agosto de 2012

PSDB diz que comparação com Hitler é 'inaceitável'

Campanha de Serra reage e classifica publicação de vídeo em site de Haddad de 'baixo nível extremo'

Guilherme Waltenberg

SÃO PAULO, - A campanha do candidato do PSDB à Prefeitura de São Paulo, José Serra, reagiu na manhã de ontem, à publicação de um vídeo no site do candidato petista Fernando Haddad que comparou Serra a Hitler. O coordenador de mobilização da campanha tucana, deputado Walter Feldman, classificou de "inaceitável" esse confronto. "É inaceitável que façam comparação com o período que nós repudiamos como aquele que produziu o holocausto. É de um baixo nível extremo. Quem não pensa igual a eles (petistas) deve ser discriminado (na visão deles). O PT tem uma tendência totalitária", respondeu Feldman.

"É quase inacreditável que no século XXI esses indivíduos que um dia lutaram pela liberdade façam comparação com o período que a gente pretende ver como algo que nunca mais se realizará no mundo", emendou.

Para o deputado, o fato de Serra e Haddad serem adversários não justifica esse tipo de insinuação. "Pode ter planos e partidos diferentes, mas a liberdade (dessa convivência) é necessária. Afirmações como essa os tira do convívio da democracia", pontuou. Feldman afirmou, inclusive, que essa postura não condiz com um candidato ao posto mais alto de uma metrópole "multiétnica" e "pluripartidária" como São Paulo. "Não há na história do mundo ninguém que possa ser comparado ao Hitler. Isso é baixar o nível a um patamar baixíssimo".

Apesar de a campanha de Haddad ter se manifestado contrária à publicação, retirando do ar o vídeo na manhã de hoje, Feldman afirmou que a tática de "voltar atrás" é típica do PT. "É uma prática que o PT tem adotado. Nunca sabe (o que acontece), nunca viu (os infratores). Tem que saber o que os assessores fazem, até porque eles assinam embaixo", criticou.

Terceira via. O cientista político Humberto Dantas lembrou que essa é a terceira vez que a temática "nazi fascista" aparece na campanha. Ele cita a afirmação do coordenador da campanha petista, vereador Antônio Donato, que chamou de "fascista" o grupo da juventude tucana que protestou contra Haddad durante uma caminhada e recorda que o tucano José Serra já comparou, no mês passado, a ação dos petistas na internet com a estratégias de uma tropa nazista.

"Se existe gente pregando esse tipo de ataque, eles (tucanos e petistas) realmente mostram a necessidade de pensar uma terceira via para a cidade de São Paulo", afirmou Dantas, numa referência à ideia de um candidatura que possa romper a polarização entre PT e PSDB.

O cientista comparou a publicação do vídeo à estratégia usada pela campanha da então candidata do PT à Prefeitura, na campanha de 2008, e atual senadora Marta Suplicy, questionando a sexualidade do seu então rival nas urnas e atual prefeito Gilberto Kassab (PSD). "O que a cidade e o debate ganham com isso? Não ganham nada. É de uma pobreza gigante", criticou.

FONTE: O ESTADO DE S. PAULO

Nenhum comentário: