quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Agora é oficial: Lula não vem ao Recife


Ex-presidente se reúne com cúpula do PT e decide centrar esforços, na reta final de campanha, na ajuda ao petista Fernando Haddad na eleição de São Paulo

SÃO PAULO – Com dificuldade para administrar a crise em candidaturas de outras capitais, como Recife (PE), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o PT fecharam questão ontem: Lula desiste de viajar e, na reta final do primeiro turno, concentra os esforços para levar o candidato petista à prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad, ao segundo turno da disputa. Pesquisa do Ibope/TV Globo, divulgada na terça-feira, apontou o petista com 18% das intenções de voto e pela primeira vez à frente do candidato do PSDB, José Serra, que aparecia com 17%, embora tecnicamente empatados.

A decisão foi tomada em reunião com o ex-presidente, no Instituto Lula, com as presenças de Haddad, do presidente nacional do PT, Rui Falcão, e de outras lideranças petistas. Os coordenadores da campanha consideraram que, estrategicamente, é melhor para o partido usar o cacife eleitoral de Lula para tentar garantir a presença de Haddad no segundo turno na capital mais importante do País. De acordo com Falcão, Lula gostaria de ir a Recife, Fortaleza e outras capitais em que o PT ou aliados estão na disputa, mas não irá fazê-lo por falta de tempo. “Nesta reta final decidimos que é melhor ele ficar no Estado de São Paulo.”

O presidente do PT negou que a decisão tenha sido tomada por conta do mau desempenho do partido em capitais como Recife – o candidato petista Humberto Costa vem caindo nas pesquisas e corre o risco de não ir para o segundo turno. 

“Continuamos disputando no Recife com chance de ir para o segundo turno, assim como estamos indo muito bem em Fortaleza e Salvador”, disse. O secretário nacional de Organização do PT, Paulo Frateschi, elencou entre os fatores que levaram o partido a demover Lula da ideia de viajar a dificuldade para administrar as crises com petistas e aliados. “Se você vai a um lugar, tem de explicar porque não vai a outro. Então, ele não vai a Recife, nem a Fortaleza e fica em São Paulo.

Aqui não tem crise nenhuma.” Segundo ele, é possível que Lula participe de comícios em Osasco, Guarulhos e outras cidades da Grande São Paulo e, possivelmente, do interior, mas próximas da capital. Além disso, o ex-presidente continuará gravando mensagens para os candidatos que o procuram. Na presença de Haddad, os petistas discutiram a agenda com Lula até o final da campanha de primeiro turno.

Fonte: Jornal do Commercio (PE)

Nenhum comentário: