terça-feira, 4 de setembro de 2012

DEM perde força na corrida em Fortaleza

Governistas sobem em pesquisa e ameaçam Moroni Torgan

Maria Lima

BRASÍLIa Sem padrinho para sustentar sua liderança nas pesquisas de intenção de votos, o ex-deputado Moroni Torgan, esperança de vitória para o DEM no Nordeste, está sendo ameaçado pelo rápido crescimento dos dois candidatos governistas Roberto Cláudio (PSB) e Elmano de Freitas (PT), na disputa pela prefeitura de Fortaleza. O petista cresceu após explorar apoio de Lula. Líderes da base que já davam a eleição como perdida, por causa do racha entre PT e PSB, agora apostam na polarização dos nomes do governador Cid Gomes (PSB) e da prefeita Luiziane Lins (PT).

Na pesquisa Datafolha/TV Globo do final da semana, Moroni, que chegou a ter 35% das intenções de votos, ainda está com uma boa vantagem mas vem perdendo pontos e caiu para 25%. Roberto Cláudio ganhou 11 pontos, saltando dos 5% para 16%; e Elmano de Freitas ganhou 12 pontos, pulando de 3% para 15%, passando de quinto colocado para a terceiro na disputa.

No caso do candidato petista, seu crescimento após duas semanas de campanha na TV é atribuído à vinculação maciça ao ex-presidente Lula, e não à prefeita, que tem rejeição superando a casa dos 70%.

- Elmano mostra Lula 24 horas por dia conversando com ele e dizendo como tem que governar. Lula neutraliza a rejeição de Luiziane. Elmano e Roberto Cláudio devem ir para o segundo turno - avalia o senador Eunício Oliveira (PMDB-CE), que apoia a candidatura do PSB.

A pesquisa Ibope de 30 de agosto repete o DataFolha. Comparando com a pesquisa dos dias 9 e 11, Torgan perdeu sete pontos percentuais, caindo de 31% para 24%. Roberto Cláudio dobrou sua intenção de voto, que foi de 8% para 16%. E Elmano ganhou oito pontos, foi de 6% para 14%.

Empate em Porto Alegre

Em Porto Alegre, pesquisa do Ibope divulgada no último sábado dá empate técnico entre a comunista Manuela D"Ávila (PCdoB) e o atual prefeito José Fortunati (PDT), com 37% e 35% das intenções de voto, respectivamente. Em terceiro, aparece o petista Adão Villaverde, com 5%. Roberto Robaina (PSOL) está com 1%. Os demais candidatos, Wambert di Lorenzo (PSDB), Érico Corrêa (PSTU) e Jocelin Azambuja (PSL), não pontuaram. Votos em branco ou nulos são 5% e não sabem ou não responderam, 15%. Num segundo turno, o Ibope mostra vantagem, dentro da margem de erro, da deputada: 42% contra 39% das intenções de voto. Brancos e nulos são 6% e não sabem ou não responderam, 12%.

FONTE: O GLOBO

Nenhum comentário: