domingo, 23 de setembro de 2012

Em BH, clima de reta final


Lacerda e Patrus reúnem grande número de militantes em praças de BH, num sinal de que a campanha deve ficar mais acirrada nos próximos dias


Paula Takahashi


Lacerda fez caminhada da Praça da Liberdade à Praça da Savassi

Com o mote de entrada da primavera, o candidato à reeleição, prefeito Marcio Lacerda (PSB), realizou caminhada na manhã de ontem acompanhado por cerca de 1,5 mil apoiadores embalados por bateria de escola de samba, mestre sala e porta-bandeira. O candidato a vice, Délio Malheiros (PV), não participou da marcha, pois cumpria agenda de campanha no Vale do Jequitinhonha. A pé, Lacerda percorreu o trajeto que partiu da Praça da Liberdade e foi encerrado no encontro das avenidas Cristóvão Colombo e Getúlio Vargas, na Praça da Savassi. Durante todo o percurso ele segurou a faixa com os dizeres: "Marcio com as mulheres de BH."

Na Praça da Savassi, o prefeito falou sobre o plano de governo lançado na sexta-feira. "É um plano consistente com mais de 200 páginas que está disponível para acesso da população no nosso site", anunciou. Questionado sobre a prioridade que será dada à mobilidade urbana, Lacerda reforçou que o maior volume de investimentos na próxima gestão será destinado a área. "A mobilidade é o grande desafio que temos para as gestões seguintes. Os nossos maiores investimentos no segundo mandato serão na mobilidade", garantiu, sem detalhar os projetos previstos para o setor.

Quanto à origem dos recursos que serão utilizados para bancar os R$ 6 bilhões previstos no programa de governo, ele reafirmou que um terço virá da própria prefeitura. "O restante são financiamentos e repasses", disse. "A maioria desses financiamentos já está negociada, assinada ou em fase final de negociação. Ou seja, precisaremos de um adicional que representa uma parte menor do total", acrescentou. Ele garantiu ainda que, no caso de ser reeleito, detalhará, ainda este ano, como os 12 capítulos que correspondem às 12 áreas priorizadas no plano de governo, serão executados nos próximos quatro anos.

Sobre novas obras de revitalização da cidade, como a realizada na Praça da Savassi, ele garantiu que são importantes para tornar mais acolhedores os pontos tradicionais de BH. "É preciso limitar o espaço para os automóveis e deixar uma área mais agradável para as pessoas. Garantir espaço para o pedestre, bicicleta e para a convivência", afirmou.

Ao ser questionado sobre a possibilidade de restrição do espaço público, o prefeito rebateu. "Existe alguma restrição de uso da Praça da Savassi? Apenas se alguém quiser fazer um evento para milhares de pessoas, com som e ingressos. Aí sim precisa de ter licenciamento, mas o dia a dia aqui é absolutamente livre", afirmou. Ele finalizou a marcha dando a volta nos quatro cantos da Praça da Savassi e seguiu para outros compromissos de campanha.

FONTE: ESTADO DE MINAS

Nenhum comentário: