domingo, 2 de setembro de 2012

Em Fortaleza, briga para ir ao 2º turno

A conjuntura em Fortaleza difere um pouco do Recife e de Belo Horizonte por uma peculiaridade. Embora adversários, PT e PSB estão, pelo menos por enquanto, brigando para ver quem irá ao segundo turno. Isso porque, no último levantamento do Datafolha, divulgado sexta-feira (31), os candidatos Roberto Claudio (PSB) e Elmano Freitas (PT) apareceram empatados tecnicamente, com 16% e 15%, respectivamente. O líder, porém, é o candidato do DEM, Moroni Torgan, que apesar de ter perdido dois pontos percentuais enquanto os adversários cresceram, se manteve na ponta, com 25%. Porém, a diferença nos tempos de guia eleitoral pode ser um diferencial que venha a mudar esses percentuais: enquanto o democrata tem menos de dois minutos, Elmano tem quase sete e Roberto ultrapassa os dez minutos.

O petista é o candidato apoiado pela prefeita Luizianne Lins (PT), enquanto o socialista tem como principal cabo eleitoral o governador do Ceará, Cid Gomes (PSB). Os dois gestores protagonizaram várias divergências até o rompimento definitivo com o anúncio da postulação socialista.

A relação da prefeita já não era boa com o irmão de Cid, o ex-ministro e ex-deputado Ciro Gomes (PSB). E assim como Humberto Costa (PT) no Recife, Luizianne também enfrentou dissidências em seu partido, já que muitos petistas não foram favoráveis ao lançamento da candidatura de um “desconhecido” – Elmano é advogado e foi secretário municipal de Educação, mas nunca encarou as urnas.

Recentemente, Ciro deu duras declarações ao jornal O Globo criticando Luizianne, a quem acusou de querer antecipar a eleição de 2014. A petista teria a pretensão de se candidatar ao governo do Ceará, a contragosto do grupo que defende o deputado federal José Guimarães (PT-CE).

“A prefeita se fixou no seu secretário de Educação, uma das áreas mais desaprovadas de seu governo, e aí virou uma tragédia. Luizianne resolveu jogar 2014 em 2012. Lula lavou as mãos. E Dilma está coberta de razão de não vir aqui. Só essa petezada não vê a situação da base toda fraturada”, atacou Ciro, na ocasião.

Em recente visita ao Recife, para apoiar a candidatura de Humberto, Luizianne lembrou da situação difícil, mas se disse “confiante” na vitória de Elmano e na manutenção da aliança nacional com o PSB. Sobre os irmãos Gomes, nenhum pio.

FONTE: JORNAL DO COMMERCIO (PE)

Nenhum comentário: