quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Em Recife, azarão tucano recebe reforço


Aécio Neves vai ao Recife participar da campanha de Daniel Coelho, que sobe nas pesquisas e já aparece com chances reais de disputar o segundo turno contra Geraldo Júlio, do PSB do governador Eduardo Campos


Tércio Amaral


RECIFE — Sem padrinhos para montar um palanque de peso até o momento, a campanha do deputado estadual Daniel Coelho (PSDB) à prefeitura do Recife vai ganhar contornos diferentes nesta reta final. Crescendo nas pesquisas e tido como forte candidato para disputar o segundo turno com o favorito Geraldo Julio (PSB), o tucano contará hoje com o reforço do senador mineiro Aécio Neves para uma caminhada no centro da capital pernambucana.

A vinda do senador Aécio Neves para apoiar Daniel Coelho estava sendo costurada nos bastidores pelo deputado federal e presidente nacional do PSDB, Sérgio Guerra, cuja presença também foi confirmada no evento. Até agora, o candidato do PSDB estava fazendo uma campanha desvinculada dos caciques do partido.

O PSDB tem, além de Coelho, seis fortes candidatos disputando as eleições na Grande Recife: Elias Gomes (Jaboatão dos Guararapes), Cal Volia (Itapissuma), Carlos Jogle (Araçoiaba), Betinho Gomes (Cabo), Carlos Santana (Ipojuca) e Jorge Alexandre (Camaragibe). Os três primeiros disputam a reeleição.

A última vez em que o senador Aécio Neves esteve no Recife foi em maio, quando participou do Encontro Nacional do PSDB Mulher. Na época, o senador foi apresentado como possível candidato à Presidência da República nas eleições de 2014. Ele, inclusive, teve um encontro privado, no Palácio do Campo das Princesas, com o governador Eduardo Campos (PSB). Os tucanos enxergam Eduardo como um "vice ideal" de Aécio.

Além da confirmação da presença de Aécio na caminhada de hoje, Daniel Coelho recebeu outra boa notícia. Ele não corre mais o risco de perder o mandato por infidelidade partidária. O processo que pedia a cassação do mandato do tucano foi extinto pelo Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) na tarde de ontem. Daniel deixou o PV no ano passado porque "os verdes" aderiram ao governador Eduardo Campos (PSB). Além disso, o partido não tinham interesse de lançar candidatura majoritária na capital. Assim, Coelho ficou isolado dentro do PV. O relator do processo, Ronie Duarte, atendeu ao pedido da defesa do candidato, de que a ação foi impetrada pelo PV regional, e não pelo Diretório Nacional, como prevê o regimento interno do partido.

Fonte: Correio Braziliense

Nenhum comentário: