sábado, 15 de setembro de 2012

Em Recife, candidatos em novo cara a cara

Os quatro prefeituráveis mais bem colocados na pesquisa JC/IPMN participam de debate hoje, na Rádio Jornal

Candidatos mais bem colocados nas pesquisas de intenções de voto para a Prefeitura do Recife, Geraldo Julio (PSB), Humberto Costa (PT), Daniel Coelho (PSDB) e Mendonça Filho (DEM) participam, hoje, de debate promovido pela Rádio Jornal (AM 780 kHz), das 10h às 12h. O radialista Aroldo Costa fará a mediação do embate, que terá duração de duas horas.

Além de sintonizar na Rádio Jornal, o público também pode acompanhar o debate pela web, smarthphones ou tablets. Serão quatro blocos de perguntas para os postulantes, que devem expor suas propostas para melhorar o Recife.

No primeiro bloco, cada candidato terá dois minutos para dizer qual o principal problema da cidade do Recife. Após as respostas, será sorteado o primeiro candidato, que irá responder a uma pergunta temática, que também será sorteada, formulada pelo mediador do encontro. Ainda nesse bloco, os candidatos devem responder a duas perguntas dos internautas e duas perguntas dos ouvintes da Rádio Jornal. Serão, ao todo, seis perguntas respondidas por cada um.

No segundo bloco, as perguntas vão ser feitas por jornalistas do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC). Gilvan Oliveira (Jornal do Commercio), Antonio Martins (TV Jornal), Aldo Vilela (jornalista representando as rádios Jornal e JC/CBN) e Jamildo Melo (editor do Blog do Jamildo, do NE10) farão suas perguntas aos prefeituráveis em 30 segundos cada, com direito a réplica e tréplica (ambas devem ser respondidas em um minuto). Será sorteado quem pergunta e quem responde.

Nos dois últimos blocos, os candidatos farão perguntas entre si, com as mesmas regras do bloco anterior. As considerações finais devem ser feitas em um minuto.

Desde que a corrida eleitoral teve início, com as convenções partidárias, no mês de junho, os quatro candidatos têm polarizado a disputa nas pesquisas de intenções de voto, e, embora alternando posições, sempre figuram nas primeiras colocações. Humberto Costa largou na frente, mas no decorrer da campanha foi ultrapassado por Geraldo Julio, que começou no quarto lugar. O petista permanece em segundo, mas já percebe a proximidade de Daniel Coelho. O tucano tem mantido a terceira posição, crescendo os índices e nos recentes levantamentos ultrapassou Mendonça Filho.

Ontem, os candidatos passaram por duas sabatinas. Pela manhã, Geraldo, Mendonça e Daniel debateram com estudantes do colégio NAP, em Casa Forte, Zona Norte do Recife. Humberto não compareceu, mas esteve à noite na sabatina promovida pela boate Metrópole, na Boa Vista, no Centro. Em debates que duraram cerca de 40 minutos para cada postulante, foram discutidos os direitos LGBT e medidas antihomofobia. Também participaram Jair Pedro (PSTU) e Roberto Numeriano (PCB).

FONTE: JORNAL DO COMMERCIO (PE)

Nenhum comentário: