quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Em Recife, grupo petista ataca Humberto Costa


Em carta, tendências do PT protestam contra "estratégia errática" e críticas ao PSB

Letícia Lins

RECIFE - A dez dias das eleições e com o candidato do partido, senador Humberto Costa em queda, o PT pernambucano ainda não conseguiu superar as divergências e expôs, mais uma vez, suas feridas: sete tendências da legenda divulgaram ontem uma carta aberta na qual condenam os rumos da campanha, acusam suas principais lideranças de excesso de "personalismo e pragmatismo", e de estarem "mais preocupadas com a sobrevivência política do que com os rumos do PT". E ainda acusam o candidato de "irresponsabilidade política".

"Através dessa estratégia errática, nos distanciamos de referências petistas e corremos o risco de perda da base social. O PT apequena-se perante a sociedade, utilizando práticas que sempre condenou e das quais foi vítima. Trata aliados históricos como se fossem adversários", condena a nota em referência a críticas feitas por Humberto Costa ao PSB do governador Eduardo Campos, de quem o petista foi aliado até a eclosão da crise em que o PT mergulhou em Pernambuco, quando o PSB decidiu lançar candidato próprio, Geraldo Júlio.

Não só no debate da noite de terça-feira como também na propaganda eleitoral gratuita, o candidato petista vem tentando puxar o ônus da administração do petista João da Costa para o PSB. O prefeito tem a gestão mal avaliada pela população. Mas tentou disputar a reeleição, venceu as prévias sob acusação de ter praticado fraude e terminou sendo alijado da corrida sucessória pela Executiva nacional do PT. Desde então, não se engajou na campanha do seu agora desafeto Humberto Costa.

Tucano cresce nas pesquisas

No governo do socialista Eduardo Campos, que apoia o socialista Geraldo Júlio, há duas secretarias ocupadas pelo PT: Transportes e Cultura.

"Os últimos programas do PT têm atacado de forma virulenta e intempestiva o governo do estado, do qual nosso partido é integrante", recriminam. E reclamam do fato de Humberto Costa ter denunciando eventual privatização da Companhia de Saneamento de Pernambuco (Compesa), fato desmentido pelo governador que, no entanto, confirmou uma futura parceria público privada com a empresa para implantação de obras de saneamento. O comitê de Costa não se pronunciou sobre a carta.

Em ascensão nas pesquisas - a última, do Ibope, indica que ele já é o segundo colocado -, o deputado Daniel Coelho (PSDB) começou a ser atacado com veemência pelo PSB e pelo PT. Hoje, o tucano ganha um reforço de peso: o senador Aécio Neves (PSDB-MG) participará de caminhada no Centro.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: