sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Em Recife, pesquisa traz Geraldo Júlio na liderança

Geraldo passa Humberto e Daniel aparece em terceiro

NÚMEROS

Na quarta pesquisa JC/IPMN, socialista vai a 34% tirando a liderança do petista, que caiu para 26%. Mendonça é o 4º com 9%

Com a campanha prestes a completar dois meses, e após 15 dias de exibição do programa eleitoral gratuito na televisão e no rádio, o candidato do PSB a prefeito do Recife, Geraldo Julio, ultrapassou seu principal concorrente, Humberto Costa (PT), assumiu a liderança da disputa majoritária e abriu oito pontos de vantagem sobre o petista. É o que indica a quarta rodada da pesquisa Jornal do Commercio/Instituto de Pesquisa Maurício de Nassau, que ouviu 1.080 eleitores da capital nos dias 3 e 4 deste mês. No levantamento anterior, divulgado no dia 24 de agosto, Geraldo aparecia na segunda colocação, com 22,2% das intenções de voto, enquanto Humberto liderava a corrida com 31,1% das preferências do eleitor. Agora, o socialista surge com 34% das citações, contra 26% auferidas pelo petista.

Também houve troca de posições entre o terceiro e o quarto colocados. Mendonça Filho (DEM) aparecia no final de agosto com 15,1% das intenções de voto, enquanto Daniel Coelho (PSDB) tinha 5,7%. Na pesquisa atual, o tucano assume o terceiro lugar, com 12% das preferências, deixando o democrata na quarta colocação, com 9%. O quinto lugar permanece com Esteves Jacinto (PRTB), que praticamente não oscilou desde agosto, mantendo 2% das citações. Os outros três candidatos – Edna Costa (PPL), Jair Pedro (PSTU) e Roberto Numeriano (PCB) – juntos, totalizaram 1% das preferências dos entrevistas.

Também houve uma redução significativa do número de votos em branco e nulo, que caiu de 15,2% registrados no final do mês passado para 9% na atual amostragem. Essa queda sugere uma migração de parte desse eleitorado para a opção pelo voto em Geraldo Julio. O patamar dos eleitores que não souberam ou não quiseram responder à pesquisa se manteve em 8%.

Na pesquisa espontânea – quando o eleitor é indagado sobre o candidato de sua preferência, sem receber o auxílio de uma lista de nomes – Geraldo Julio também tomou a liderança de Humberto Costa. Embora estreante, o socialista é citado por 31% dos entrevistados, contra 19,9% que lembravam do seu nome no levantamento anterior. Já o petista, que era citado no final de agosto por 23,9%, caiu 1,9 ponto percentual e agora conta com 22% das preferências. Da mesma forma que na pesquisa estimulada, no quesito espontânea Daniel Coelho trocou de lugar com Mendonça Filho. Hoje, o tucano é lembrado por 10% dos eleitores, enquanto o democrata obtém 7% das citações. Na amostragem anterior, Mendonça tinha 10,8% e Daniel, 4,4%. Esteves Jacinto também galgou alguns décimos, indo de 1,3 em agosto para 2% em setembro. O número de entrevistados que revelou votar em branco ou nulo caiu de 15,2% para 9% Já os que não responderam oscilou de 23,2% para 18% no atual levantamento.

Guia eleitoral

A pesquisa JC/IPMN checou a receptividade do recifense ao guia eleitoral dos candidatos. Apenas 12% dos entrevistados disseram assistir sempre aos programas na televisão ou no rádio, contra 42% que não assistem nunca e 46% que assistem apenas algumas vezes. Ainda de acordo com o levantamento, Geraldo Julio (PSB) chamou a atenção, de forma positiva, de 39,8% dos entrevistados. Humberto Costa (PT) obteve 24,5%. Daniel Coelho foi avaliado positivamente por 16,5% e Mendonça Filho (DEM), por 7,9%. Quando questionados de forma inversa, 22% dos entrevistados apontaram o desempenho de Humberto como negativo, seguido de Mendonça, com 15,3%. Geraldo foi avaliado negativamente por 12,2% e Daniel, por 5,4%.

FONTE: JORNAL DO COMMERCIO (PE)

Nenhum comentário: