quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Em Recife, Geraldo amplia vantagem

Geraldo amplia liderança, Daniel mantém ascensão

Quinta pesquisa JC/IPMN mostra socialista com 39% e Humberto com 22%. Tucano chega aos 15% e se aproxima de petista

A quinta rodada da pesquisa Jornal do Commercio/Instituto de Pesquisa Maurício de Nassau sobre a disputa pela Prefeitura do Recife revela que o candidato do PSB, Geraldo Julio, ampliou a vantagem sobre o segundo colocado, Humberto Costa (PT), e se consolidou na liderança. Na amostragem estimulada, o socialista passou dos 34% registrados na semana passada para atuais 39% de intenções de voto. Já o índice do petista sofreu uma queda de 26% no levantamento anterior para 22%.

Mantendo a terceira posição, o candidato do PSDB, Daniel Coelho, também conseguiu ampliar seu percentual, subindo de 12% para atuais 15%, enquanto o postulante do DEM, Mendonça Filho, recuou de 9% na semana passada para 5% no levantamento atual. Os outros quatro concorrentes à prefeitura – Edna Costa (PPL), Esteves Jacinto (PRTB), Jair Pedro (PSTU) e Roberto Numeriano (PCB) – somaram 1%. Destes, apenas Jacinto já havia recebido uma pontuação maior em amostragens anteriores (2%).

No levantamento atual, o percentual de eleitores que afirmam estar dispostos a votar em branco ou anular o voto ficou em 10%, um ponto percentual a mais que na rodada anterior. Já o índice de entrevistados que não souberam ou não quiseram responder sobre a eleição se manteve nos mesmos 8% da semana passada. O IPMN ouviu 1.080 pessoas nos dias 10 e 11 deste mês. A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

Os índices colhidos pela pesquisa espontânea – quando o eleitor é indagado sobre o candidato de sua preferência, sem receber o auxílio de uma lista de nomes – revelam um crescimento de cinco pontos percentuais do candidato socialista em relação ao levantamento JC/IPMN da semana passada. Agora, Geraldo Julio é citado espontaneamente por 36% dos entrevistados. Seu principal adversário, Humberto Costa, perdeu algum terreno também nesse quesito, passando dos 22% da rodada anterior para atuais 20%. Seguindo a mesma linha da pesquisa estimulada, na espontânea o tucano Daniel Coelho também ampliou seu índice de citações, passando de 10% anteriores para 13%. Mendonça Filho, por sua vez, sofreu uma queda de dois pontos percentuais. Tinha 7% antes e agora aparece com 5% das citações. Declararam voto em branco ou nulo 10% dos entrevistados, enquanto 16% não souberam ou não quiseram responder à pesquisa.

Guia eleitoral

Outro item avaliado pela pesquisa JC/IPMN é a percepção do recifense sobre o guia eleitoral dos candidatos na televisão e no rádio. Apenas 13% dos entrevistados afirmaram que assistem sempre aos programas, contra 41% que admitiram não assistir nunca e 46% que assistem apenas algumas vezes. O guia de Geraldo Julio, segundo o levantamento, chamou a atenção de forma positiva para 39,8% dos eleitores, seguido pelos programas de Daniel Coelho (23,7%), Humberto Costa (21,5%) e Mendonça Filho (5,1%). Para outros 5,1%, nenhum dos guias eleitorais é positivo.

Por outro lado, ao opinarem sobre a percepção negativa dos programas, 25,9% dos entrevistados apontaram o de Humberto, contra 16% que não citaram nenhum programa e 10,3% que indicaram o guia de Geraldo. O programa de Edna Costa é avaliado negativamente por 6,5%, o de Esteves Jacinto por 5,5% o de Daniel por 4,9% e o de Jair Pedro por 4,4%. O guia de Roberto Numeriano foi o que recebeu a menor avaliação negativa, 2,1%.

FONTE: JORNAL DO COMMERCIO (PE)

Nenhum comentário: