domingo, 30 de setembro de 2012

Em Recife, Geraldo fica próximo de vitória no primeiro turno


Nova pesquisa do Instituto Maurício de Nassau, na apuração dos votos válidos, Geraldo Júlio (PSB) tem 50%, Daniel (PSDB) 26%, Humberto (PT) 19% e Mendonça (DEM) 4%. Com apenas mais um voto, socialista venceria já no primeiro turno.

Geraldo tem 50% dos votos válidos

TENDÊNCIA

Na nova pesquisa JC/IPMN, socialista atinge percentual de votos válidos que indica vitória no primeiro turno da disputa

A uma semana da eleição, o candidato do PSB à Prefeitura do Recife, Geraldo Julio, atinge 50% dos votos válidos – percentual obtido descontados os brancos, nulos e indecisos – na nova pesquisa JC/IPMN, realizada nos dias 27 e 28 passados. Nesse formato, Daniel Coelho (PSDB) alcançou 26%, Humberto Costa (PT) ficou com 19% e Mendonça Filho (DEM) com 4%. Os demais postulantes somaram 1%. Com esse percentual, e considerando o cenário em que 89% dos recifenses já estão com o voto decidido, o socialista pode faturar a disputa no primeiro turno, no próximo domingo (7). Vence na primeira etapa quem obter 50% dos votos mais um.

Essa tendência é confirmada pelo professor da UFPE e um dos coordenadores da pesquisa, Adriano Oliveira. Ele atribui principalmente a dois fatores as chances de a eleição ser decidida no domingo em favor do candidato do governador Eduardo Campos. “A tendência de vitória de Geraldo Julio no primeiro turno se dá em função da estabilidade no percentual de Daniel Coelho, diante dos ataques que vem sofrendo, e na redução das intenções de voto de Humberto Costa, que perdeu definitivamente a segunda posição para o candidato do PSDB. Por outro lado, Geraldo Julio só oscilou positivamente.”

Já na pesquisa estimulada – quando o eleitor é consultado mediante a lista com os demais postulantes, incluindo brancos, nulos e indecisos –, o candidato do PSB aparece com 42% das intenções de voto. Na segunda posição aparece o tucano Daniel Coelho, com 22%, seguido por Humberto Costa, que caiu de 19% para 16%, e Mendonça Filho, que aparece com 3%. A soma dos demais candidatos atinge 1% das intenções.

Quando a consulta é feita sem que seja apresentado ao eleitor a lista dos candidatos, a chamada pesquisa espontânea, o socialista obtém 41% das preferências dos entrevistados, Daniel Coelho tem 21%, Humberto Costa, 15%, e Mendonça Filho, 3%. Os demais se mantém na soma de 1%.

A nova rodada JC/IPMN também consultou os recifenses sobre a hipótese de a eleição ser decidida em segundo turno. No primeiro cenário, com a disputa entre Geraldo Julio e Humberto Costa, o socialista venceria com 50% contra 20% do petista. Já no cenário entre Geraldo e Daniel Coelho, o candidato do PSB levaria a eleição com 45% contra 30% do tucano.

O candidato do PT, Humberto Costa, lidera a consulta JC/IPMN no quesito rejeição. Quando o recifense é perguntado sobre qual desses candidatos você tem “medo” que seja prefeito do Recife, o petista é apontado em primeiro lugar por 27% dos consultados. Geraldo Julio vem na sequência com 14%, Daniel Coelho aparece com 9% e Mendonça Filho com 7%.

A pesquisa JC/IPMN está registrada no TRE-PE sob o número 00173/2012. A consulta ouviu 1.079 recifense nos dias 27 e 28 de setembro. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. Veja amanhã mais detalhes da pesquisa.

Fonte: Jornal do Commercio (PE)

Nenhum comentário: