sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Jefferson diz que Lula vestiu 'figurino de ódio'


Em seu blog, delator do mensalão critica últimas declarações do ex-presidente

Renato Onofre

Um dia depois de ter alta do Hospital Samaritano, no Rio, o ex-deputado federal e presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson, atacou ontem o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em seu blog. O delator do esquema do mensalão disse que Lula "tirou do armário o surrado figurino Lulinha ódio e guerra" para tentar garantir vitórias de aliados nestas eleições.

A artilharia verbal do petebista foi motivada pelo discurso inflamado que o ex-presidente fez anteontem à noite em Manaus. Lula não poupou esforços para atacar um dos seus maiores adversários em seus dois governos, o ex-senador Arthur Virgílio Neto (PSDB), candidato a prefeito de Manaus, ao pedir votos para sua candidata na capital amazonense, a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB).

"Mesmo com dificuldades para falar, por conta do tratamento que fez contra um câncer, o ex-presidente Lula mostrou ontem, em Manaus, que tirou do armário o surrado figurino "Lulinha ódio e guerra", sempre utilizado para atacar e desconstruir adversários e tentar garantir a vitória de aliados", disse Jefferson num trecho publicado no blog.

Aliado no primeiro governo de Lula - até revelar o esquema de compra de apoio parlamentar, que se tornou o principal escândalo nos oito anos dos dois governos do petista -, Jefferson fez questão de deixar em dúvida a capacidade do ex-presidente de repetir nas eleições deste ano o feito de 2010. Na ocasião, Lula conseguiu transferir sua popularidade e votos para a então candidata à Presidência Dilma Rousseff.

"O ódio e o rancor que vocifera em palanques diminuem o status de Lula, e não se sabe se esse modelo de fazer política está esgotado em seu potencial de transferir votos. As urnas dirão se o eleitor ainda se deixa influenciar pelo ódio destilado por Lula", escreveu Jefferson.

O presidente nacional do PTB esteva internado desde o dia 12 deste mês para tratamento de um quadro de infecção intestinal e desidratação. Réu no processo do mensalão, Jefferson teve um tumor no pâncreas diagnosticado às vésperas do início do julgamento do mensalão no Supremo Tribunal Federal (STF). No processo, ele admitiu ter recebido R$ 4 milhões do valerioduto, mas disse que o dinheiro foi repassado pelo PT para saldar dívidas eleitorais do seu partido. O relator do processo, Joaquim Barbosa, votou pela condenação de Jefferson por corrupção passiva.

O Instituto Lula não retornou as ligações do GLOBO para comentar o caso. Procurado, Jefferson também não se manifestou.

FONTE: O GLOBO

Nenhum comentário: