quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Manifestações operárias e socialistas em Pernambuco

Aurélio de Meneses Bezerra
Maicon Maurício Vasconcelos Ferreira
Rafael Santana Bezerra
(organizadores)

MANIFESTAÇÕES OPERÁRIAS
E SOCIALISTAS EM PERNAMBUCO
                                            NEEEPD

APRESENTAÇÃO

Aparece, agora, reunidos pela primeira vez um conjunto de textos - de vários autores - destinado a se tornar uma antologia clássica para historiadores, sociólogos, politicólogos, jornalistas, políticos e o público interessado em movimentos sociais e políticos em Pernambuco, no século XX.

Esta coletânea foi pensada como uma referência bibliográfica indispensável para aquele leitor que quer saber mais sobre a história das lutas sociais e sindicais em nosso estado, desde os primórdios do século passado.

Neste sentido, não poderia deixar de começar com um longo ensaio, publicado com a permissão da Fundação Astrojildo Pereira (detentora do copyright desse texto), sobre as origens e o desenvolvimento das lutas operárias e sociais em PE, de autoria do professor Antonio Paulo Rezende, quando ele ainda pesquisava esses temas.

Em seguida, aparece o artigo do antigo militante comunista José Francisco, redigido para a revista Novo Rumos, do antigo Partido Comunista Brasileiro.

Reproduz-se, na sequência, o artigo "Notas sobre as origens do PCB em PE" e "Um ensaio de Política Cultural comunista", de autoria do professor Michel Zaidan Filho, em colaboração com alunos do Depto. de História da UFPE.

Em seguida, tem-se o longo artigo da professora Nadja Brayner sobre o PC e o movimento sindical em PE nos anos 30 e 40. Para a década de 50 e 60, reproduzimos o ensaio do professor Flávio Brayner, quando ainda estudava esses temas, sobre a atuação sindical do PCB no campo e na Frente do Recife.

Finalmente, o livro se conclui com a pesquisa pioneira sobre o sindicalismo rural e as esquerdas em Pernambuco da professora e pesquisadora Luciana de Barros Jacoud.

Outros professores e pesquisadores da UFPE foram também convidados a participar dessa coletânea. Infelizmente, por motivos vários, não puderam ou quiseram aceitar o convite. De todo modo, esta é apenas uma das inúmeras coletâneas e antologias sobre o assunto.

Antecipadamente, agradecemos a todos aqueles que colaboraram conosco.

Recife, 28 de agosto de 2012
O editor

Nenhum comentário: