quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Na reta final, Freixo e Rodrigo tentam tirar 'gordura' de Paes


Em dia de chuva forte, prefeito visita centro de operações

Cássio Bruno, Renato Onofre e Gustavo Schmitt

Na reta final da campanha e com a perspectiva de um segundo turno cada vez mais distante, os candidatos Marcelo Freixo (PSOL) e Rodrigo Maia (DEM) buscam uma estratégia para os últimos dias, tentando roubar votos do prefeito Eduardo Paes (PMDB), candidato à reeleição e que, na última pesquisa Ibope, aparece na liderança com 52% das intenções de voto. Após tentar o apoio da ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva (sem partido), Freixo anunciou que a ex-senadora Heloísa Helena (PSOL) gravou depoimento pedindo votos para ele. O vídeo será exibido na próxima semana.

No Caju, Freixo afirmou que nunca teve expectativa de ter o apoio de Marina Silva. Em 2010, a então candidata do PV à Presidência conquistou cerca de 20 milhões de votos, ficando em terceiro lugar na disputa, atrás de Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB).

- Nunca coloquei a Marina de forma estratégica para nada. A Marina não é do PSOL. Se ela quiser, o apoio é bem-vindo. Em nenhum momento tive expectativa de apoio - afirmou Freixo.

Antes do início da campanha, porém, Freixo tinha a esperança de ter Marina em seu palanque. Ele recrutou o antropólogo e escritor Luiz Eduardo Soares para articular o acordo. A aliança teve a interferência do deputado federal Alfredo Sirkis, amigo de Marina, e que apoia Aspásia Camargo (PV).

- Existem duas candidaturas que são identificadas com a ideia do desenvolvimento sustentável: a do Freixo e a da Aspásia. No segundo turno, estarei com um dos dois - declarou Marina Silva ontem durante uma caminhada ao lado de Heloísa Helena, em Maceió.

Rodrigo Maia busca recuperar votos conquistados por Eduardo Paes entre o eleitorado do ex-prefeito Cesar Maia (DEM) e do ex-governador Anthony Garotinho (PR).

- Há muito cruzamento entre nossos eleitores. Nas regiões onde a gente é mais forte, como as zonas Oeste e Norte, ele cresceu e a gente ficou. Mas há um esgotamento dos efeitos desse tempo de televisão - disse Rodrigo.

O professor de Ciência Política da PUC-Rio Ricardo Ismael afirma que as eleições caminharam para uma polarização entre Paes e Freixo:

- O programa do Rodrigo começou focado nele e em sua vice, Clarissa Garotinho (PR). Como não teve resultado, eles tiveram de recorrer aos padrinhos. Mas a presença do Cesar e do Garotinho no programa eleitoral não surtiu efeito.

Os efeitos de fortes chuvas que castigam a cidade desde a noite de terça-feira alteraram a agenda oficial de prefeito de Paes. Ele esteve ontem no Centro de Operações Rio (COR) para monitorar os impactos da chuva. O órgão é uma das apostas do prefeito nesta campanha e tem sido explorado em sua propaganda eleitoral.

- Já vim aqui ontem à noite. Você tem um equipamento (como esse) e acho que o prefeito tem que estar presente. Não é pela eleição - disse ele.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: